Biblioteca Penarol realiza atividades de férias

Programação será realizada de 23 a 25 de julho, com inscrições gratuitas.

Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe também é um espaço de lazer. De segunda a quarta-feira (23, 24 e 25 de julho), a biblioteca conta com uma programação especial para as férias, unindo diversão e conhecimento. Haverá contação de histórias, oficinas, cineclube e bate-papo com booktubers (youtubers especializados em livros). Para garantir sua participação, faça inscrição gratuita pelo telefone 3458-5950 ou email penarolbiblioteca@gmail.com. Mas quem não fizer inscrição antecipada também será acolhido, conforme a capacidade do nosso espaço. A Biblioteca Penarol fica na Rua Severino Santos, 351, Vila da Fábrica, Camaragibe.

A bibliotecária Ialy Cintra destaca que a programação foi criada com atividades voltadas à ludicidade objetivando auxiliar na construção da cidadania. “Por entendermos que a Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe deve fazer parte não só do cotidiano escolar/acadêmico, como também dos momentos de lazer dos seus usuários, pensamos em atividades que unam conhecimento e diversão. Com essas atividades, visamos uma maior aproximação da biblioteca com a comunidade”, explica.

Diego Rodrigues coordena a sessão do cineclube Penarol apresenta Mazzaropi no dia 24.

Além das atividades de férias, a Biblioteca Penarol está formando um Comitê Jovem para fortalecê-la como um espaço comunitário democrático e plural, com ampliação das ações já desenvolvidas e da consulta e empréstimo de livros. Na última quinta-feira (19/07), a biblioteca realizou o primeiro encontro para formação do Comitê, que contará com prioritariamente jovens entre 14 e 29 anos. No entanto, Ialy afirma que o convite se estende a todas as faixas etárias que se mostrem interessadas em participar. O Comitê Jovem é uma das ações previstas pelo programa Conecta, que tem a participação da Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe, entre as 92 bibliotecas integrantes de todo o país.

O booktuber Weslley Oliveira irá falar sobre seus vídeos no canal Estante do Wes no dia 25.

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, que tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas,estimulando-os a profundarem sua atuação como agentes de transformação. O Conecta tem realização da Recode e da Caravan Studios – uma divisão TechSoup Global e o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

SERVIÇO
Semana de Férias na Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe
De segunda a quarta-feira (23, 24 e 25 de julho)
Endereço:Rua Severino Santos, 351, Vila da Fábrica, Camaragibe.
Inscrições gratuitas: pelo telefone 3458-5950 ou email penarolbiblioteca@gmail.com.

Programação

DIA 23 DE JULHO (SEGUNDA-FEIRA)
15h – Contação de Histórias com Mônica Xavier
Público: Livre.
Mônica é professora, narradora de histórias, especialista em educação e ludicidade, atualmente trabalha com formação de professores e mediação de grupo, acredita na Literatura como Direito Humano.

DIA 24 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)
9h – Oficina: “Além da arte, Candinho um mestre” , ministrada por Jimmy Marcone
Público: a partir dos 7 anos
Na oficina teremos como tema o artista brasileiro Cândido Portinari, uma leitura sobre sua vida e obra, com exposição de material impresso, dinâmica de grupo e vídeo.

14h – Cineclube Penarol apresenta Mazzaropi, coordenação de Diego Rodrigues
Público: Livre.
Diego Rodrigues é documentarista pelo Centre de Formation à la Réalistation Documentaire Atelier Varan, Produtor de conteúdo para a Rádio Aconchego e Aluno-Pesquisador no Fages: Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade.

DIA 25 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)
09h – Bate-papo “Por que ler os clássicos?” com Tailany Costa e Weslley Oliveira.
Público: a partir dos 12 anos.

Tailany Costa é graduada em Letras pela UFPE e produz vídeos sobre livros e literatura para o canal Despindo Estórias no YouTube. Promove maratonas literárias e está desenvolvendo o projeto #umtetotododelas, que visa ler mais escritoras mulheres.

Weslley Oliveira é formado em jornalismo e cursa pós graduação em Estudos Cinematográficos. Produz vídeos no Estante do Wes sobre literatura e cultura pop com foco em assuntos jovens, além de semanas especiais, como a semana especial LGBT.

14h – Oficina de Colagem com Silvia Tereza
Público: a partir dos 6 anos.

Silvia Tereza é arte-educadora. Atua mediando vivências artísticas para corações de 0 a 100 anos relacionando arte, vida e identidade. A oficina de colagem propõe revisitar os materiais da Biblioteca Penarol que estão em desuso (cópias de jornais e revistas antigas) e construir com novas imagens, histórias e poesias.


Publicado em 24 de julho de 2018
Por Secretaria de Comunicação