Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe participa do II Encontro Nacional Conecta no Rio de Janeiro

Evento reúne profissionais de 200 bibliotecas públicas entre os dias 14 e 18 de maio incentivando a troca de experiências entre participantes de programa de estímulo à transformação social 
 
De 14 a 18 de maio, a organização social Recode reúne, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. A atividade faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. 

A Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe foi uma das 6 bibliotecas de Pernambuco selecionadas pelo programa. Com um riquíssimo acervo de grandes obras disponíveis para a população, a biblioteca municipal conta com um acervo de mais de seis mil obras, além de livros em braille e audiobooks. Ialy Cintra é a bibliotecária responsável pelo espaço e que irá ao Rio de Janeiro para participar do evento promovido pelo programa Conecta.

Pela primeira vez, o Encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). 
O grupo de profissionais terá formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Participantes da primeira etapa do programa contribuirão com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios. Ainda na agenda do evento, será lançado o Movimento Recode, um convite com foco no empoderamento digital dos jovens.  
 
Participam desse momento representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates. O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades. 

Publicado em 14 de Maio de 2018
Por Secretaria de Comunicação