Camaragibe comemora o Dia Nacional do Frevo

Em comemoração ao Dia Nacional do Frevo, a Prefeitura de Camaragibe prepara uma série de atividades nesta sexta-feira (14).  Para dar início à programação, o grupo Brincantes das Ladeiras mostrará o Frevo enquanto passo através de uma aula-espetáculo para os usuários do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf). Ação acontece no Parque do Açude, no bairro do Timbi, das 6h às 7h30.

Ainda pela manhã, o gerente de música da Fundação de Cultura, Paulo Gomes, irá ministrar a palestra “Me segura, se não eu caio”, na qual discutirá o frevo enquanto música. O evento acontece na Biblioteca Municipal Penarol, às 9h, com apresentação de um saxofonista.

Assim como Recife, o município possui muita força com as agremiações carnavalescas. Para o presidente da Fundação de Cultura, Uel Silva, a atividade é importante para promover esta expressão cultural brasileira, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. “É uma forma de estimular o diálogo sobre o assunto para os munícipes que já realizam atividades físicas e culturais na cidade”, destaca Silva.

À noite, a Prefeitura Municipal promove uma roda de conversa sobre o frevo e suas diversas linguagens para as agremiações carnavalescas de Camaragibe. Estarão entre os convidados especiais o coordenador geral dos Desfiles de Agremiações do Recife, Albemar Araújo, o coreógrafo Otacílio Júnior e a historiadora Carmem Lelis, autora do projeto que tornou o frevo Patrimônio Cultural da Humanidade. A ação acontece no Centro de Criatividade Musical Raminho do Trombone, no Alto da Boa Vista, a partir das 19h.

Publicado em 13 de setembro de 2018