Camaragibe disponibiliza atendimento psicológico gratuito

Para dar continuidade às ações referentes ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Camaragibe disponibilizou uma lista com locais de atendimento psicológico gratuito. O serviço é oferecido por meio da Secretaria de Saúde Municipal mediante a Coordenação de Atenção Básica e de Saúde Mental, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Os locais listados são todas as Unidades Básicas de Saúde, através do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (Nasf), o Centro de Especialidades Antônio Luiz de Souza, o CEMEC Tabatinga, o CEMEC Vera Cruz, o Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa da Primavera, o CAPS Camará Mirim e o CAPS Campo Verde.

De acordo com a Diretora de Desenvolvimento Social, Ana Perez, a realidade atual é de contínuo estresse e sofrimento mental. Sendo assim, uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estruturada e integrada se faz necessária para a prevenção de agravos e o cuidado das pessoas para sua reabilitação psicossocial de forma rápida e eficaz. “A presença de psicólogos na Atenção Básica tem aproximado o cuidado à população, fazendo a primeira escuta e orientação e encaminhando para a rede especializada”, explica Ana.

É importante frisar que os CAPS também oferecem cuidados especializados para as pessoas em sofrimento mental, uso abusivo de álcool e outras drogas, situação de crise, necessidade de reabilitação psicossocial, em substituição ao modelo asilar.

O Setembro Amarelo teve início no último dia 3 de setembro e tem sido intensificado com atividades de conscientização em todas as unidades básicas de saúde seguindo até o dia 28 de setembro.

Todos os serviços são permanentes e estão à disposição a toda a população.

Publicado em 28 de setembro de 2018