Camaragibe ganha novos microempreendedores

Os participantes do curso FORME (Formação Empreendedora) apresentaram, nesta terça-feira (25), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) de Camaragibe, as suas respectivas empresas, desenvolvidas ao longo de dois meses de aula. Trata-se do resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae-PE e o Instituto Fecomércio, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo na cidade.

Ao todo, 60 microempreendedores recém-formados, divididos em duas turmas, apresentaram 20 novos empreendimentos, que variam entre alimentos, moda, artesanato, entre outros produtos. Professor do curso, Luciano Souza relata que os novos empreendedores puderam vivenciar na prática operações comerciais, negociação com fornecedores, precificação de produtos. “Hoje é o fechamento de um ciclo que, sem dúvida, dará início a tantos outros. Muitos participantes pretendem continuar com seus empreendimentos iniciados durante o FORME e não tenho dúvidas de que vão longe”, destaca Souza.

Alguns dos microempresários iniciaram as aulas sabendo com o que queriam trabalhar. Joelma Alves e Wilton Santos, por exemplo, decidiram trabalhar juntos após se conhecerem no curso de Bolos e Tortas, oferecido pela Prefeitura de Camaragibe, em parceria com o Senac/PE. “Este curso de Formação Empreendedora foi uma oportunidade única para nós. Essas aulas foram um presente para nós, em que aprendemos sobre empreendedorismo e noção de mercado”, comenta Joelma, que, ao lado do seu sócio, criou a Cake & Cia. A empresa trabalha com bolos, tortas, salgadinhos, entre outros. Além disso, a dupla têm como diferencial os alimentos voltados para pessoas com restrição alimentar.

“São todos vencedores. Se chegaram até aqui, é porque a equipe deles é forte. Isso é um diferencial para quem está criando uma nova empresa. São microempreendedores bons e com potencial para crescer ainda mais”, comenta Rosely Oliveira, representante do Instituto Fecomércio.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Nívia Borba, o objetivo da atual gestão é estimular as atividades econômicas no município. “Essa ação visa fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento local, que tem sido um dos pilares da política do nosso prefeito Meira. A Formação Empreendedora desperta nos participantes as suas vocações, de modo que eles vivenciem a prática empreendedora desde a concepção da empresa até o fechamento da mesma”, enfatiza a secretária. A próxima seleção para as turmas do FORME acontecerá em 2019.


Publicado em 25 de setembro de 2018
Por Secretaria de Comunicação