Camaragibe inicia Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

A partir desta segunda-feira (06) até o dia 31 de agosto, o município de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, promove a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. O objetivo principal é evitar a reintrodução do vírus selvagem da Poliomielite, bem como vacinar as crianças também contra o Sarampo e a Rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

A Poliomielite e o Sarampo são doenças de notificação compulsória. A primeira é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O último caso de Poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e, desde 1990, não são registrados casos da grave doença que foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo. Já o Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito.

“É muito importante a atualização da caderneta das crianças. As que já foram vacinavas receberão as doses de reforço. É preciso minimizar o risco de reintrodução desses vírus. Em Camaragibe, toda a equipe da Secretaria de Saúde estará trabalhando de forma proativa e séria. Reforçamos também a necessidade de apoio dos pais”, destaca o secretário de saúde, Dr. Hely Farias.

Devem se vacinar as crianças de um a quatro anos de idade, o que corresponde a um público de mais de 11 milhões. A meta mínima a ser alcançada deve ser 95% de cobertura.


Publicado em 3 de agosto de 2018
Por Secretaria de Comunicação