Camaragibe recebe mostra de documentário RAMO

De produção independente, o longa mostra peregrinação de cavaleiros a São Severino dos Ramos em PE

No dia 24 de novembro Camaragibe vai receber, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, a mostra do documentário Ramo. O filme exibe a peregrinação para São Severino dos Ramos, santuário localizado em Paudalho, Zona da Mata pernambucana, a 47 km do Recife, onde ocorre a maior romaria do Estado e uma das principais do País. Nela, os romeiros viajam a cavalo em carroças e charretes, na madrugada do primeiro sábado de dezembro.

No documentário, as imagens que surgem são oníricas, de um Pernambuco que parece uma pintura do passado, com cavaleiros às margens do Rio Capibaribe, registrado de forma inédita. De acordo com a produção, catorze pessoas colaboraram. “Trata-se de um filme coletivo. Fizemos o registro de todos esses anos sem incentivo de nenhuma ordem, e todos os que se envolveram o fizeram na gana criar junto conosco, de representar este universo de maneira muito particular”, conta Hugo Coutinho, que forma a produtora Jacaré junto a Rafael Amorim, João Lucas e Pedro Andrade.

O filme foi contemplado pelo edital Funcultura para Finalização e Distribuição. O local escolhido para exibição foi o bairro do Santana, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, pois parte da peregrinação mostrada no filme se dá neste local. A exibição será às 19h. “Para nós, enquanto gestão pública, é muito importante fomentar também a cultura de produções audiovisuais locais. Além disso, damos à população a oportunidade de assistir cinema na rua, de forma gratuita e perto de casa”, comenta o presidente da Fundação de Cultura, Uel Silva.

Trailer – https://vimeo.com/260144146

Publicado em 23 de outubro de 2018