Camaragibe recebe serviços de saúde e cidadania gratuitos nesta quarta-feira (30/5)

A ação é realizada pelo Projeto Colmeia Comunidade, do Sesc, e acontece das 8h às 16h na Escola Municipal Santa Tereza

Serviços de saúde e cidadania gratuitos do Projeto Colmeia Comunidade, realizado pelo Sesc, chegam nesta quarta-feira (30/5) a Escola Municipal Santa Tereza, localizada no bairro do Timbi, em Camaragibe. Das 8h às 16h, os moradores da cidade poderão contar com exames de visão, consulta clínica, aferição da pressão, teste de glicose e colesterol, além da emissão da segunda via da Carteira de Identidade e dos Registros de Nascimento, Casamento e Óbito. Ao todo, 62 serviços estarão disponíveis no dia.

Na área de saúde, haverá palestra sobre saúde bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor e exame clínico com distribuição de 40 fichas para atendimento. A Secretaria de Saúde de Camaragibe participa do projeto oferecendo 40 consultas clínica para adultos e crianças, metade no turno da manhã e a outra parte à tarde. O órgão leva ainda ação educativa sobre alimentação saudável, prevenção de quedas e higiene do sono, atualização do calendário de vacina e da caderneta da criança, teste rápido de HIV e Sífilis, informação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e distribuição de preservativos.

Os moradores poderão fazer a emissão do Cartão do SUS, avaliação físico-funcional e para busca de sintomas respiratórios, receber recomendações nutricionais e sobre arboviroses. A Fundação Altino Ventura realizará 40 atendimentos de visão. Para fazer a consulta é necessário ter no mínimo 12 anos de idade e apresentar a cópia do RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e um número de telefone para contato.

O Naphe fará teste rápido de Hepatite B e C e a Secretaria Estadual de Saúde levará informações sobre a hanseníase, tuberculose e a Operação Lei Seca. O Hemope informará sobre o processo de doação de sangue e medula óssea. “Esse é o quinto ano que o projeto Colmeia aporta em Camaragibe. O nosso objetivo é oferecer uma gama de serviços gratuitos para a comunidade, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar. A expectativa é a de realizar mais de cinco mil atendimentos na escola”, explica a gerente do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Carla Brito.

Entre os serviços de cidadania, serão emitidas 100 unidades da Carteira de Identidade pela Secretaria de Defesa Social. Os interessados precisam levar a original e a cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento e duas fotos 3×4. O Balcão de Direitos fará a segunda via do Registro de Nascimento, Casamento e Óbito e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município orientará sobre a formalização do Microempreendedor Individual e realizará uma palestra explicando o que é Micro Crédito.

O Detran fará atendimento comercial com  o histórico de nada consta de multas, informações de pontuação na Carteira de Habilitação, emissão de taxas, consulta de gravames, débitos e atualização de endereço. Orientações dos Direitos Previdenciários e Assistenciais, a simulação de contagem de tempo e o agendamento dos benefícios serão realizados pelo INSS. Já orientações jurídicas serão passadas pela Estácio.

A Celpe, por meio do projeto Energia com Cidadania, irá fazer a troca de lâmpadas por LED e informar sobre o uso seguro da energia elétrica. Os interessados em fazer a troca, precisam estar cadastrados na Tarifa Social e apresentar a conta do mês anterior paga, documento original ou cópia do titular da conta e entregar as lâmpadas incandescentes.

A Secretaria de Ação Social de Camaragibe levará informações sobre o programa Bolsa Família e os serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e Coordenadoria da Mulher. Durante todo o dia, o Senac estará realizando o corte de cabelo masculino e feminino.

Projeto – O Colmeia Comunidade começou a ser realizado no Recife em 2016 com quatro edições nos bairros do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira. Em 2017, o projeto realizou de fevereiro a dezembro mais de 60 mil atendimentos gratuitos. A iniciativa passou pela Bomba do Hemetério, o Curado IV, Coque, Coelhos, Afogados, Santo Amaro e nas cidades de Gravatá, Paudalho, São Lourenço da Mata, Olinda e Itamaracá. O projeto conta com a parceria da TV Globo, do Senac, Hemope, Naphe, Secretaria Estadual de Saúde, INSS, Detran, Secretaria de Saúde e de Assistência Social, Compesa, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Faculdade Estácio FIR, Celpe, Nemawaschi e Bazar do Cabeleireiro.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço:

Projeto Colmeia Comunidade Camaragibe

Local: Escola Municipal Santa Tereza – Rua Josué Pereira de Oliveira, s/nº, bairro do Timbi

Data: 30 de maio de 2018

Horário: das 8h às 16h

Entrada gratuita


Publicado em 24 de maio de 2018
Por Secretaria de Comunicação