Dia Nacional da Árvore é lembrado em Camaragibe

Em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, a Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos, uniu-se à MRV Engenharia, para realização de um plantio de mudas na praça do Açude Timbí, nesta sexta-feira (21), às 9h. A ação é de idealiação da própria construtora.
Geraldo João, técnico ambiental da MRV, e Weydja Félix, estagiária responsável pela parte ambiental da obra da construtora na cidade, falaram que tal atitude é uma cultura antiga da empresa. “De 2010 para cá, contabilizamos cerca de 1.000 árvores plantadas pela MRV. Em 2017 a meta era de plantar 115.000 mudas e a ultrapassamos chegando a 181.366”, lembra Geraldo. “A mesma ação está acontecendo agora, em vários outros locais do Brasil, em que se há uma obra em andamento da construtora, inclusive”, completa Weydja.
A engenheira agrônoma Yana Alencar comandou a equipe participante do reflorestamento. São quatro espécies nativas da mata atlântica: Ypê rosa, Ypê amarelo, Aroeira e Mororó (conhecida regionalmente como “Pata-de-Vaca”). “Elas são perfeitas para esse tipo de plantio, pois não destroem calçadas, são mais resistentes ao clima e as pragas. Assim acabam evoluindo melhor”, explica Yana.
O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Paulo Wilton Pereira, exalta a atitude da empresa que traz benefícios para a cidade. Segundo ele, essa ação é soma a uma série de outras que a secretaria vem fazendo para valorizar a questão do meio ambiente camaragibense. “Essa intervenção veio a calhar, pois temos ali um espaço importante, apesar de pequeno. Diversas espécies de plantas e animais vivem lá”, ressalta Paulo. Ele ainda destaca que as mudas dispostas no local são nativas da Mata Atlântica e tal atitude contribui para a preservação e o fortalecimento da cultura da flora pernambucana.


Publicado em 21 de setembro de 2018
Por Secretaria de Comunicação