Erradicação do trabalho infantil em pauta

A Câmara de Vereadores irá receber, nesta sexta (31), 14h, audiência pública para discutir “Os Desafios das Políticas Públicas Integradas no Combate ao Trabalho Infantil”. O encontro, que integra parte das campanhas da Secretaria de Assistência Social para combater ao trabalho infantil na cidade, conta com a participação de representantes dos poderes legislativo e executivo, além da presença de estudantes da rede municipal.

Desde o início do ano já foram realizadas oito campanhas nos espaços públicos, oficinas preventivas e escolas municipais e estaduais do município, com o objetivo de orientar, sensibilizar e mobilizar a população para este cenário de violações de direitos, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e incluindo as crianças e adolescentes em seus espaços de direitos.

Ainda como estratégia, também este ano, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para discussão permanente das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). As reuniões acontecem uma vez por mês e tem como finalidade promover articulação junto a outras políticas públicas, a fim de fortalecer o enfrentamento aos tipos de explorações de trabalho infantil existentes no município e a construir um Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, com durabilidade de dez anos.

“O objetivo é conscientizar a população e fazê-los entender que lugar de criança não é trabalhando, é na escola”, comentou o secretário de Assistência Social, Edvaldo Junior.

Publicado em 28 de agosto de 2018