Estudante de Camaragibe é medalhista nacional

A edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) chegou ao fim com um resultado espetacular para Camaragibe. A estudante Vitória Roberta Cândida Albuquerque, do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola São José, em Aldeia, tornou-se a primeira medalhista nacional da rede municipal de ensino, após ter um excelente desempenho em conhecimentos de matemática e física. A pequena concorreu com estudantes de todo o Brasil, ressaltando o tamanho da vitória da educação municipal.

A criança de 11 anos ficou assustada quando recebeu a notícia da professora. “Até pensei que ela estava brincando, mas era verdade. Fiquei tão feliz, que deu vontade de chorar. Não de tristeza, mas de alegria. Sou muito grata à professora Elany Bezerra, que sempre me ajudou e acreditou em mim”, comenta Vitória Roberta.

A diretora da escola, Maria Albertina, rasgou elogios a toda equipe de profissionais que estão dia a dia com os estudantes. “Tudo isso foi fruto do trabalho de uma grande equipe. Desde a merendeira, serviços gerais, motoristas, professores, coordenadora… Todos têm um pedacinho nessa conquista. Nesta escola não existe o eu, existe o nós”, destacou a gestora.

Implementado há cerca de um ano na Escola São José, o modelo da Escola da Escolha, de ensino em tempo integral, é um compromisso assumido pela Prefeitura de Camaragibe. “O bom resultado é fruto do investimento em uma equipe qualificada, maior participação da comunidade no ambiente escolar e a constante presença da Secretaria de Educação. Parabenizo Vitória Roberta pela conquista”, comenta Denivaldo Freire, secretário de Educação de Camaragibe.

Projeto de Vida

A Escola Municipal São José é a única no município de Camaragibe a receber o projeto escolar Escola da Escolha, que tem uma metodologia de ensino diferenciada. Estudantes do 6° e 7° ano estudam de maneira integral, executando atividades que estimulam o desenvolvimento pessoal e social de cada jovem. Destaque para a disciplina Projeto de Vida, que ajuda a criança a planejar o seu futuro.

Essa metodologia foi implantada no início da atual gestão municipal de Camaragibe, ainda em 2017. Atualmente, a escola conta com 98 alunos contemplados com o projeto. “São crianças que chegaram na escola com um déficit de aprendizado muito grande, mas que com o tempo foram obtendo bons resultados. Trata-se de um projeto que resgata a autoestima na criança”, comenta Elany Bezerra, professora da escola.

Publicado em 27 de setembro de 2018