Estudantes da Rede Municipal de Camaragibe seguem para a segunda fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática

Resultado é fruto do esforço da atual gestão municipal que trouxe para a cidade o projeto Escola da Escolha

Os estudantes da Escola Municipal São José, no município de Camaragibe, arrebentaram na primeira fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática.  Foram 27 aprovados em todo o município, dos quais sete são da escola, que pertence à rede municipal de ensino, e estão no 6° e 7° anos. Os jovens agora tem a missão de seguirem rumo à segunda fase, que ocorre no dia 15 de setembro, na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Oscar Carneiro.

“Toda a preparação foi com muito incentivo e reforço da importância destas olimpíadas. Agora, eles conseguiram o feito e seguimos firmes e fortes oferecendo apoio. Teremos aulões para que eles enfrentem com ainda mais segurança a segunda fase, assim reduzi a pressão em cima dele. Quem sabe não seguiremos adiante? Independente disto, já estou muito feliz pelo resultado alcançados por essas crianças! Eles já estão entre os destaques de melhores do Brasil”, destacou Maria Albertina, diretora da Escola São José.

A diretora ainda rasgou elogios a toda equipe de profissionais que estão dia a dia com estes alunos. “Tudo isso foi fruto do trabalho de uma grande equipe. Desde a merendeira, serviços gerais, motoristas, professores, coordenadora… Todos tem um pedacinho nessa conquista. Nesta escola não existe o eu, existe o nós”, complementou a gestora.

Ao conseguir o feito de acertar todas as questões da prova, o pequeno Caio Gabriel, 11 anos, sente-se orgulhoso de si mesmo. “Eu estava com muito medo de não me sair tão bem, mesmo acreditando no meu potencial. Sou grato a toda ajuda que eu tive aqui na escola (São José), com as professoras sempre nos mostrando o melhor caminho a seguir. Agora que venha a próxima fase”, comenta o estudante, que sonha em ser cientista no futuro.

Para o secretário de Educação, Denivaldo Freire, este resultado ressalta o trabalho que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo nas escolas municipais. “Trata-se de uma vitória não só dos estudantes, mas também do município, que ganha maior visibilidade após o desempenho desses jovens. O trabalho continua, porque o nosso foco é garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças”, ressalta Freire.

Projeto de Vida

A Escola Municipal São José é a única no município de Camaragibe a receber o projeto escolar Escola da Escolha, que tem uma metodologia de ensino diferenciada. Estudantes do 6° e 7° ano estudam de maneira integral, executando atividades que estimulam o desenvolvimento pessoal e social de cada jovem. Destaque para a disciplina Projeto de Vida, que ajuda a criança a planejar o seu futuro.

Essa metodologia foi implantada no início da atual gestão municipal de Camaragibe, ainda em 2017. Atualmente, a escola conta com 98 alunos contemplados com o projeto. “São crianças que chegaram na escola com um déficit de aprendizado muito grande, mas que com o tempo foram obtendo bons resultados. Trata-se de um projeto que resgata a autoestima na criança”, comenta Elany Bezerra, professora da escola.


Publicado em 22 de agosto de 2018
Por Secretaria de Comunicação