Fundação de Cultura

Atribuições

Fundação de Cultura de Camaragibe

No dia 25 de fevereiro de 1997, se instituiu a Fundação de Cultura de Camaragibe, com personalidade jurídica e sede própria no município. Não por acaso, o órgão gestor de políticas públicas culturais está situado atualmente em um prédio antes conhecido como República dos Solteiros, no tradicional bairro da Vila da Fábrica, a mais antiga Vila Operária da América Latina. É papel da Fundação de Cultura de Camaragibe preservar este sítio histórico assim como os demais patrimônios localizados nos limites do município de Camaragibe, a exemplo da Estação Ferroviária situada no bairro de Alberto Maia.

Também compete à Fundação de Cultura de Camaragibe elaborar, executar e coordenar a política cultural do município visando um maior acesso à população aos bens culturais. Para tal, Camaragibe aderiu ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), em agosto do ano passado, num acordo de cooperação federativa com o Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal. O documento prevê a colaboração do município na instituição de políticas públicas culturais de Estado, cujo ponto de partida é o Sistema Municipal de Cultura de Camaragibe, que legisla em favor de um Plano e um Fundo Municipal de Cultura para o município. Para consolidação dessa estrutura, a participação social é fundamental, a partir de instâncias de pactuação, deliberação e fiscalização.

O Conselho Municipal de Cultura de Camaragibe, paritário entre sociedade civil e gestão, foi instituído pelo decreto municipal nº 180/2003 de 04 de novembro de 2003, mas ao longo dos catorze anos de sua fundação, passou por alguns hiatos e inatividade, tendo seu apogeu e fortalecimento em 2016. Entre as conquistas do primeiro ano de atividade do órgão, estão a criação do Cadastro Cultural. Um dos objetivos do Conselho, do qual a Fundação de Cultura faz parte, é promover os meios necessários à participação da comunidade no âmbito da política cultural.

É papel da Fundação de Cultura fomentar as políticas culturais no Município de Camaragibe nos 365 dias do ano, abrangendo um planejamento de ações que englobe todos os segmentos artísticos representados pelas cadeiras do Conselho Municipal de Cultura: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Audiovisual, Literatura, Música, Patrimônio e Cultura Popular. Os grandes ciclos festivos da cidade e outras ações interdisciplinares contam com o suporte da Prefeitura Municipal de Camaragibe e suas secretarias.

Graças a sua autonomia administrativa, a Fundação de Cultura de Camaragibe é capaz de captar recursos junto a órgãos públicos de outras esferas públicas, a exemplo do Governo do Estado de Pernambuco e do Ministério da Cultura do Governo Federal, além de outras instâncias internacionais. Incentivo por meio da iniciativa privada também é possível, graças a Lei Rouanet (como é conhecida a Lei 8.313/91) e outras legislações via mecenato, que podem também ser implementados junto ao Fundo Municipal de Cultura, assim que aprovado, para que outras empresas particulares da cidade possam entender a cultura em todos os seus módulos de transformação e assim incentivá-la.

Cabe à Fundação de Cultura de Camaragibe gerir os equipamentos culturais pertencentes ao município e outras instalações de âmbito público tais como:

Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro;
Penarol Biblioteca Municipal;
Centro de Criatividade Musical Raminho do Trombone;
Além deles, a Fundação de Cultura estuda a implementação de mais dois novos equipamentos para a cidade:

Estação Ferroviária de Alberto Maia
Galeria da Fábrica.
Faz parte da missão da Fundação de Cultura de Camaragibe zelar pela preservação, conservação e integridade do Patrimônio Cultural e histórico do município.

Fundaçãode Cultura de Camaragibe
CNPJ 01.947.273/0001-00

Avenida Doutor. Pierre Collier, s/n, Vila da Fabrica, Camaragibe/PE, CEP 54.759-560
Telefone: (81) 3484.2687

Contato

Telefone: (81) 3484.2687
E-mail: fundacaodecultura@camaragibe.pe.gov.br
Site: http://culturadigital.br/culturacamaragibe/

Endereço

Avenida Doutor. Pierre Collier, s/n, Vila da Fabrica, Camaragibe/PE
CEP: 54.759-560
Olímpio Costa
Secretário(a)
É cineasta e produtor cultural. Conquistou diversos prêmios em festivais de cinema e organiza mostras de arte brasileira no exterior. Sua formação é em Economia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).