Prefeitura de Camaragibe amplia atuação com apoios às festividades

No último final de semana do mês de julho, para fechar o mês, a Prefeitura Municipal de Camaragibe reforçou sua atuação na cultura do município com apoio nos eventos de cunho religioso que aconteceram na cidade.

No sábado (28), houve a IX Caminhada de Oxum, reunindo os povos de terreiro e representantes da cultura afro do município. “Essa caminhada pelas ruas da cidade mostra a importância do povo de terreiro reconhecer o seu lugar. É um momento de resistência. Vamos dizer não à intolerância religiosa e reforçar que as políticas públicas voltadas para a negritude seja estabelecida”, comentou Mãe Elza de Yemanjá, representante do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, que participou do evento. A caminhada saiu da Praça da Coimbral, passou pela Vila da Fábrica e seguiu até a Queda d’água, onde foi realizada a oferenda à entidade homenageada.

Já no período noturno, aconteceu a reunião mensal do Coco da Diversidade, realizada pelo Coco de Catucá, no Quilombo do Catucá, no bairro do Viana. O encontro reúne pessoas da comunidade e de toda cidade para discutirem e dialogarem sobre diversos temas. Neste mês, o tema trabalhado foi Gênero. Comandado por Flávia Giane, Mãe Flávia, ela reforça que a união é importante para enfrentar as batalhas do preconceito. “É um momento simples, mas simbólico. É força e resistência. É o lugar onde podemos dialogar e mostrar a força que o nosso povo tem quando se une”, falou.

No mesmo dia, também aconteceu o tradicional Forró do Padre, mais conhecido como a Festa da Espiga, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila da Fábrica. A festa reuniu os fiéis da Igreja e contou com a presença do prefeito Meira. “O grande objetivo desta comemoração, além de confraternizarmos entre si, foi de angariar fundos para a matriz que está em reforma”, explicou o padre Luiz Alípio que, em oito meses, comandou três encontros.

No domingo (29), o bairro do Timbi recebeu a VI Festa e Carreata de São Cristovão, santo que, de acordo com a Igreja Católica, protege os motoristas, realizada pela paróquia São Pio X e também com apoio da Prefeitura Municipal. Após uma missa, os carros saíram para carreata acompanhados da imagem do santo. “A nossa iniciativa visa principalmente conscientizar os motoristas da nossa cidade, pedindo paz no trânsito, além de realizar uma evangelização educativa”, explicou o coordenador do evento, José Moraes.

A manhã do domingo ainda contou com a final da XVI Copa Cidade de Camaragibe de Futebol Aberto, entre os times Vera Cruz de Camargibe e Canto da Vila São Lourenço da Mata. A competição foi promovida pela Associação Desportiva Amadora de Camaragibe (ADAC), com apoio da prefeitura.

Publicado em 30 de julho de 2018