Projeto Cinesolar chega à Camaragibe neste domingo (12)

A Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo, em parceria com o Fórum Socioambiental de Aldeia, traz para o município neste domingo (12) o projeto Cinesolar. A iniciativa viaja por todo Brasil exibindo filmes com energia solar.

“Apenas 20% das cidades do país têm sala de cinema. Sendo assim, este é mais um benefício cultural gratuito que aporta em Camaragibe. Além disso, é importante trazer o debate ambiental para a população trazendo filmes que mexem com esta temática, bem como divulgar a tecnologia do painel e energia solar”, destacou o secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo, Paulo Pereira. Ainda de acordo com ele, o evento não se resumirá apenas pela exibição de filmes, mas também haverá atividades culturais durante a tarde.

A sessão de cinema é ao ar livre e acontecerá no Parque Aldeia dos Camarás (Estrada de Aldeia, KM 11), a partir das 18h.

Sobre o projeto

O CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, a energia solar. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas.

O Cinesolar conta com dois carros equipados com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior dos veículos há cadeiras para o público, sistema de som, projeção e telão. A primeira unidade do Cinesolar é equipado com cabine de DJ com sistema de som para acompanhar as atividades. A segunda estação móvel de cinema, denominado Cinesolar Tupã, conta com um estúdio de TV.

Junto com a exibição de filmes, o Cinesolar realiza diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente.

Publicado em 9 de agosto de 2018