Secretaria de Saúde promove encontro com profissionais da área para debater a violência contra a mulher

Com foco na violência sexual com as mulheres, a Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo nesta terça (10) e quarta-feira (11) o Fórum Violência contra a Mulher para os médicos e enfermeiros da Atenção Básica. Durante todo o período da manhã o tema é ministrado e debatido pela coordenadora do Programa da Mulher do Estado, Rejane Neiva.

O principal objetivo do encontro é instruir os profissionais do município a colherem e notificarem os casos de violência sexual de forma segura e humanizada. De acordo com Rejane, o ponto mais importante do fórum é a troca de conhecimento. “Esse tipo de encontro é muito importante para ampliar ainda mais a rede de atendimento e a própria identificação da violência doméstica e familiar, principalmente a sexual”, destacou.

Em Camaragibe, a Coordenação de Saúde da Mulher tem parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para realização de exames, atendimento especializado, pré-natal e orientações. Há ainda uma residência sigilosa para que as vítimas possam tratar-se de forma protegida. Os casos que estão na área jurídica, em que já houve prestação de queixa em delegacia e a mulher está sob ameaça de morte, são levados à Secretaria Estadual de Saúde para então serem encaminhados ao município da vítima.

Publicado em 10 de abril de 2018