Segunda edição da Feira de Negócios foi sucesso em Camaragibe

A rua Eliza Cabral de Souza recebeu neste sábado (22) a 2ª Feira de Negócios em Camaragibe. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Instituto Fecomércio de Pernambuco.

Os expositores da feira são do programa Empreender Camaragibe, a partir do qual participaram do Curso FORME (Formação Empreendedora). Cerca de 60 microempreendedores, distribuídos em 21 barracas, comercializaram seus produtos que variaram entre alimentos, artesanatos, moda, entre outros.
Para Jaciane Laurentino, uma das expositoras, o FORME trouxe a ideia de como conseguir lidar com microempresas. “Aprendemos que, para empreender, é necessário ter iniciativa e conhecer a qualidade do produto que será oferecido ao cliente. Isso é uma questão de respeito ao consumidor”, aponta Jaciane.

Orgulhoso com os resultados apresentados, o professor do curso, Luciano Souza, lembra que alguns dos microempreendedores começaram sem ideia alguma de como iniciar um negócio. “Eles passaram por um processo chamado ‘Laboratório da Empresa CRIA’. Lá, o participante inicia, planeja, executa, opera, lucra e finaliza a empresa. Desde o primeiro encontro, eles foram instruídos a precificar e negociar os seus produtos”, explica Luciano.

A coordenadora do curso do Instituto Fecomércio, Rosely Oliveira, falou sobre a importância da formalização do negócio para aqueles que desejam continuar com sua microempresa após o curso. “Temos uma parceria muito forte com o Sebrae, que traz vários cursos sobre o MEI (Micro Empreempedor Individual). O participante do FORME pode, no pós-curso ou durante ele, buscar instruções sobre planejamento, negociação e precificação”, destaca Rosely.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Nívia Borba, o objetivo da atual gestão é estimular as atividades econômicas no município. “Essa ação visa fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento local, através da formação empreendedora que desperta nos alunos suas vocações e permite que eles vivenciem a prática empreendedora desde a concepção da empresa até o fechamento da mesma”, enfatiza a secretária. A próxima seleção para as turmas do FORME acontecerá em 2019.


Publicado em 24 de setembro de 2018
Por Secretaria de Comunicação