Setembro Amarelo é discutido em Camaragibe

Conhecido por ser o mês de prevenção ao suicídio, setembro abre as portas para discussão sobre o assunto em diversas esferas. Sendo assim, para comemorar o chamado Setembro Amarelo, a Prefeitura de Camaragibe promove ação de conscientização durante todo o mês. Organizada pela Secretaria de Saúde e Coordenação de Saúde Mental, a programação segue até o dia 28 de setembro e conta com palestras, rodas de conversas, caminhada, panfletagem, entre outros.

A fim de reduzir os índices de mortalidade, os profissionais da área de Saúde e Educação irão orientar a população, debater sobre os fatores de risco e possíveis locais de auxílio. A Diretora de Saúde Mental de Camaragibe, Ângela Lapenda, alerta sobre a importância de se debater sobre o tema e promover ações para conscientizar a população.

Segundo ela, é um assunto de importância nacional, por causa do alto nível de casos de suicídio, principalmente na adolescência. “A adolescência é uma fase vulnerável, nesse caso. Por causa disso, direcionaremos uma grande parte de nossa atenção às escolas como um agente multiplicador de combate ao bullying”, explica Ângela. Atividades também serão direcionadas aos usuários ou responsáveis.

Programação Setembro Amarelo:

03 a 28/09: Palestra: Viver é a melhor opção – Prevenção ao Suicídio
Palestra para os usuários e familiares dos CAPS

12/09: Ato público com caminhada simbólica – Praça Maria Amazonas 15h às 17h
Palestra com uma psiquiatra no CAPS do Camará Mirim;
Distribuição de cartilhas;
Panfletagem no semáforo;

13/09: Roda de conversa sobre “Bullying, automutilação e suicidalidade na infância e adolescência” na Secretaria de Educação para diretores das Escolas Municipais das 9h30 às 11h30
Palestra com uma psiquiatra no CAPS do Camará Mirim;
Distribuição de folders e cartilhas sobre suicídio

18/09: Palestra “Combate ao Suicídio a Luta em Favor da Vida”, no Centro de Especialidades às 9h, com participação de psicóloga.


Publicado em 3 de setembro de 2018
Por Secretaria de Comunicação