A Prefeitura de Camaragibe deu início a uma série de capacitação para catadores de materiais recicláveis do município. Ao todo, serão 10 encontros promovidos pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação. Trata-se do programa estadual Rescate, que tem como objetivo fortalecer a atuação desses trabalhadores.
Para José Cardoso, representante estadual do Movimento Nacional dos Catadores Materiais Recicláveis (MNCR), formações como essa é de suma importância para os catadores avulsos criarem uma cooperativa. “São empreendedores que precisam qualificar o seu trabalho, de modo que saibam como lucrar de maneira mais justas. Como em Camaragibe não há cooperativa, esses trabalhadores podem se juntar para montar uma”, comenta Cardoso.
De acordo com o gerente do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Eduardo Gaspar, os encontros mostrar um olhar diferente do que eles estão acostumados a ver. “A capacitação, além de prepará-los para uma nova fase, visa melhorias na esfera profissional e pessoal”, ressalta Gaspar.
Participaram deste primeiro encontro 40 catadores de resíduos sólidos. A Seas ainda disponibilizou alimentação e transporte.


Publicado em 11 de outubro de 2018
Por Secretaria de Comunicação