Câmara de Vereadores aprova projeto que regulariza a Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe

O dia 21 de novembro de 2017 será lembrado como um dia histórico para a Biblioteca Penarol. Em atividades em sua atual sede na Rua Severino Santos, na Vila da Fábrica, desde 2011, o espaço cultural não obteve até hoje a sua oficialização e regularização jurídica perante a legislação municipal.

Na manhã de hoje (21), os vereadores da Câmara Municipal de Camaragibe votaram o Projeto de Lei Nº 053/2017, que cria e regulariza a Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe. Enquanto equipamento cultural sob os cuidados da Fundação de Cultura de Camaragibe, agora a Biblioteca poderá firmar convênio com entidades culturais e se integrar ao Sistema de Bibliotecas Públicas.

A regularização garante a sua manutenção anual e seu gerenciamento por uma bibliotecária de formação superior concursada. Desde maio deste ano, a servidora Laly Cintra é a responsável pelo espaço que abriga um acervo de mais de cinco mil livros e vem realizando atividades diversas para a comunidade. É uma grande conquista para que o local possa ganhar o reconhecimento enquanto espaço de disseminação do livro e leitura.

Nas próximas semanas, a Câmara de Vereadores irá apreciar os projetos de lei que regularizam os outros equipamentos culturais do município, a exemplo do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, o Centro de Criatividade Musical Raminho do Trombone e a futura Galeria de Arte da Vila.

Publicado em 21 de novembro de 2017