Camaragibe discute direitos dos idosos e os desafios das políticas públicas

A 2ª Conferência Municipal Dos Direitos do Idoso teve como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”

Nesta sexta (26), a Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, para discutir “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Durante todo o dia, a população camaragibense se reuniu para dialogar e desfrutar de serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde. A conferência ocorreu na SEDEC e contou com a participação de representantes das secretarias de Assistência Social, de Articulação Política e de Desenvolvimento Econômico.

A abertura do evento no auditório ficou por conta de uma apresentação cultural da Mestra do Coco Lia de Camaragibe, que fez questão de reforçar “Não é de Itamaracá, é de Camaragibe”. Em seguida, a mesa de abertura foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Ivanildo Bezerra, pela Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Tatiana Dantas, além do Secretário Executivo Lúcio Rodrigues, o Secretário de Articulação Política, Félix Filho, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Nívia Borba, e a representante dos idosos no município, Dona Cecília.

Na mesa, foi firmado o compromisso do poder público de lutar por políticas públicas que promovam um envelhecimento digno e saudável para a população. “O nosso desejo é que a pessoa idosa seja respeitada e tratada como ela merece”, enfatizou a secretária Tatiana Dantas.
Compromisso que já havia iniciado durante a primeira conferência realizada no município, como explica o presidente Ivanildo Bezerra “A participação da população e do poder público é muito importante para que se consolidem as propostas discutidas na primeira conferência”.

A programação contou ainda com palestra da professora de educação Dra. Elizângela Marinho, que apresentou aos ouvintes a importância e os direitos dos idosos numa perspectiva histórica e de forma didática. Além disso, foi oferecido almoço e lanche para a população, que também pôde aproveitar os serviços oferecidos pelos profissionais da Secretaria de Saúde, como aferimento de pressão e vacinação contra gripe e outras doenças. O evento contou ainda com plenárias e eleição dos delegados.

Publicado em 26 de abril de 2019