Camaragibe inicia campanha contra queimadas

Com o mês de dezembro se aproximando, as temperaturas de verão começam a atingir os altos níveis nos termômetros. A questão é que o clima da Terra está mais quente e alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente em relação às queimadas. Por conta disso, a Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, iniciou no município a campanha “Diga Não às Queimadas”.

Em Aldeia, maior parte da cidade camaragibense coberta por mata, os moradores estão sendo conscientizados sobre a problemática a fim de minimizar este tipo de ação que, inclusive, pela Lei Nº 9605/98, é considerada crime ambiental. “Temos uma quantidade enorme de área verde em Camaragibe e precisamos tomar cuidado quanto às queimadas. O clima interfere, mas a ação humana ainda se faz presente e deve ser totalmente erradicada”, reforçou a secretária da pasta, Conceição Barreto.

Além dos danos à natureza com poluição do ar, diminuição da umidade, perda da biodiversidade e diminuição da oferta de água, as queimadas podem causar consequências para a saúde das pessoas, como irritação de olhos e garganta, falta de ar, tosse, alergias, entre outros.

Para evitar as queimadas deve ser realizado, principalmente, o descarte correto do lixo, bem como a não utilização do fogo para a limpeza de terrenos. Em casos de emergência, a prefeitura pede para que a população ligue para o telefone da Diretoria de Meio Ambiente, no número 2129-9568.

Publicado em 25 de novembro de 2019