Camaragibe perto dos 90% de crianças vacinadas contra a Poliomielite

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, atingiu uma importante marca no combate à poliomielite no município. Das 8058 crianças de até cinco anos de idade que estão habilitadas a receber o imunizante na cidade, cerca de 89,17% foram vacinadas durante a campanha nacional, que segue até o dia 30 de Outubro, nas 45 unidades de saúde do município, das 8h às 16h. Para tomar a vacina, é necessário que o munícipe leve documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF da criança, caderneta de vacinação, comprovante de residência e identificação dos pais ou responsáveis legais.

“Conseguimos alcançar essa importante marca na imunização das nossas crianças graças a um trabalho constante de imunização nas escolas, creches e unidades de saúde da nossa cidade. A poliomielite é uma doença perigosa, que pode levar à morte. Por isso, esse cuidado é muito importante. A campanha nacional continua e nossa meta é chegar a pelo menos 95% das população infantil de até cinco anos de idade da cidade vacinadas. Você papai, você mamãe, leve seus filhos para vacinar! A vacinação salva vidas”, destaca a Doutora Nadegi.

A DOENÇA – A poliomielite, ou pólio, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus selvagem. Apesar da maioria das infecções não aparentar sintomas, de cinco a 10 em cada 100 pessoas infectadas com esse vírus podem ter semelhantes aos da gripe. Em um a 200 dos casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços.


Publicado em 18 de outubro de 2022
Por Secretaria de Comunicação