Camaragibe realiza Semana da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o município de Camaragibe, por meio dos Movimentos Negro e Cultural e com apoio da Fundação de Cultura, realiza até o dia 24 de novembro e no dia 01 de dezembro, a Semana da Consciência Negra. A iniciativa vai contar com apresentações culturais da cidade, rodas de diálogo e palestras nas escolas.

Abrindo a programação nesta última segunda-feira (18), o Parque Maria Amazonas recebeu shows de Filhos do Juremá e Lia de Camaragibe, além de apresentações de capoeira em comemoração ao Dia Municipal da Capoeira. Na terça (19), a programação ficou por conta da Feira de Economia Solidária, com oficina de turbante e a historicidade do turbante comandada por Ester/Kenyt; palestras nas escolas; homenagem à Juventude Negra; e a Noite das Dandaras, com exibição do filme “Você conhece Dandara?”, e entrega de premiações.

No dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, Camaragibe terá, além de palestras nas escolas, o Cine Debate no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro no período da tarde e palestra com o tema “Historicidade a cerca de Zumbi dos Palmares”, ministrada pelo graduando em História, Gilmar Camará. Na quinta-feira (21), a Biblioteca Pública Penarol vai ser palco de contação de histórias para os estudantes das escolas municipais; sendo seguida pelo Encontro de Escritores Negros no Espaço Raminho do Trombone, no período noturno.

Para fechar a festividade durante a semana, haverá no final de semana Cine Debate, Feira de Economia Solidária, Desfile Afro, IX Grito Ecológico, Encontro de Hip Hop, Palco Cultural Negro e Tributo à Malunguinho, Em dezembro, no dia 1º, o Projeto Cultural Ocupe a Praça fecha oficialmente as comemorações referentes ao Dia da Consciência Negra, com roda de diálogo, recital de poesia e apresentações culturais na Praça da Coimbral.

Confira a programação completa:

Quarta-feira (20)
9h às 11h – Palestra nas escolas
14h às 16h30, Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro
Cine Debate (Amistad e Desigualdade Racial no Brasil
16h às 22h
Evento Afro-DiverCidade
19h às 21h
Palestra “Historicidade a cerca de Zumbi dos Palmares” (por Gilmar Camará)
Entrega do Prêmio Zumbi

Quinta-feira (21)
9h às 11h – Palestra nas escolas
14h às 16h30, Biblioteca Pública Penarol
Contação de histórias para estudantes das escolas municipais
19h às 21h, Espaço Raminho do Trombone
Encontro de Escritores Negros

Sexta-feira (22)
9h às 13h – Feira de Economia Solidária
14h às 16h30, Espaço Raminho do Trombone
Cine Debate – AMISTAD
18h, em frente à Fundação de Cultura
Último Encontro Hip Hop do ano, com apresentações de grupos de Rap
19h às 21h – Desfile Afro

Sábado (23)
9h às 11h, Queda D’Água
IX Grito Ecológico
18h às 22h, em frente a Couro de Gato
Palco Cultural Negro

Domingo (24), Praça da Coimbral
13h às 22h
Tributo a Malunguinho

1º de dezembro, Praça da Coimbral
16h – Projeto Cultural Ocupe a Praça


Publicado em 20 de novembro de 2019
Por Secretaria de Comunicação