Camaragibe recebe Bois de Pernambuco em grande celebração cultural

No domingo, 1º de julho, acontece em Camaragibe, no bairro da Vila da Fábrica o VI ENCONTRO DAS VARIANTES CULTURAIS DOS BOIS E SIMILARES DE PERNAMBUCO, uma grande celebração da cultura popular que vai reunir mais de 20 agremiações de todo o estado. Promovido pela Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco – FECBOIS/PE com incentivo cultural da FUNDARPE e apoio da Fundação de Cultura de Camaragibe, o encontro acontece a partir das 09h da manhã com desfile aberto ao público ao longo do dia.

Como participantes deste encontro estão o Boi Camará, Boi Manhoso, Boi Faceiro, Boi Dourado de Limoeiro e o Boi Maracatu de Arcoverde, entre outros. Dentre as variantes culturais convidadas pela FECBOIS para a sexta edição do evento estão o Urso Branco Cangaçá, Urso da Tua Mãe, Afoxé Povo dos Ventos e o Bloco Lírico Pierrot de São José.

Após cinco edições sendo realizadas em cidades do interior de Pernambuco, o encontro acontece pela primeira vez na Região Metropolitana, chegando em Camaragibe, terra em que os Bois possuem grande destaque durante a programação do Carnaval. O objetivo do evento é de buscar articulações em benefício destes grupos culturais e promover a sua visibilidade, renovação e circulação.

A figura do boi de carnaval deriva do auto do Bumba-Meu-Boi presente no ciclo natalino, onde se transforma numa colorida agremiação com coreografia própria para os dias de folia. Os bois de carnaval saem, por vezes, com mais de trinta figuras, com uma orquestra formada por bombo, gaita, gonguê, surdo, tarol, estandarte, diretoria, tirador de loas, entre outros componentes.

No domingo seguinte (08), a FECBOIS promove oficinas culturais gratuitas também em Camaragibe com as temáticas do Boi nas áreas de percussão, dança e teatro. As inscrições podem ser feitas pelo email camaragibecultura@gmail.com.

VI ENCONTRO DAS VARIANTES CULTURAIS DOS BOIS E SIMILARES DE PERNAMBUCO
Local
: Av. Dr. Pierre Collier (Em frente à sede da Fundação de Cultura) – Vila da Fábrica – Camaragibe
Data: Domingo – 1º de Julho – A partir das 09h da manhã
Aberto ao público
Mais informações
https://www.facebook.com/camaragibecultura


Publicado em 26 de junho de 2018
Por Secretaria de Comunicação