Concurso do IBGE tem 147 vagas para Camaragibe

O município de Camaragibe está contemplado com 147 vagas no concurso do Censo Demográfico 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. As vagas são para as funções de Recenseador (130 no total) e Agente Censitário (17 vagas). Para a primeira, é exigido o ensino fundamental e para a segunda, o ensino médio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de março.

“É importante que os próprios moradores do município se inscrevam para participarem do concurso, pois eles já conhecem a cidade”, explicou o coordenador de áreas do Censo 2020 do IBGE, William Paterson. Segundo ele, a prefeitura terá acesso em tempo real aos resultados das coletas.

Os salários para a função de Agente Censitário variam de R$2.100,00 a R$2.500,00 (fixo), enquanto que o de Agente Recenseador chega em média a R$4.000,00 e R$5.000,00 (variável por produtividade). O concurso é temporário e a previsão é de término do contrato em dezembro para Recenseador e até fevereiro para Agente Censitário.

O resultado será divulgado nos dias 16 de junho, para as vagas de Agente Censitário, e 03 de julho para Agente Recenseador. Toda a contratação dos aprovados será realizada no próprio município, em um posto do IBGE localizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Antes do censo começar, os supervisores irão a campo para realizar a pesquisa de entorno, que engloba o levantamento de ruas calçadas, iluminação pública, acessibilidade, segurança, entre outros. Ao final, todas as informações serão repassadas para a prefeitura. É um trabalho em conjunto em prol do município”, disse William.

Publicado em 13 de março de 2020