Cultura: Prefeitura de Camaragibe reabre Cine Teatro nesta quinta (3)

Bianor Mendonça Monteiro trará de volta à população um espaço físico de interação e fortalecimento da cultura local

Luz, câmera, ação! Em mais uma iniciativa que marca os 100 dias da gestão Nadegi Queiroz, a Prefeitura de Camaragibe, por meio da Fundação de Cultura, se prepara para reabrir, na próxima quinta-feira (3), o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica. A requalificação ocorreu a partir de uma emenda parlamentar do ex-deputado Estadual Edilson Silva, e custou 150 mil reais de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

“A reabertura do Cine Teatro traz de volta à população um espaço físico de interação e fortalecimento da cultura local, onde a juventude vai poder se expressar e se redescobrir por meio da arte”, comentou a prefeita, Doutora Nadegi.

Com 402 lugares, palco italiano, e sede de vários eventos nos últimos anos, como o Festival Varilux de Cinema, Palco Preto, Animage e Encontro de Artes Cênicas de Camaragibe, o reformado espaço cultural irá proporcionar aos munícipes geração de renda, momento de lazer e, ainda, promover mais visibilidade aos artistas locais.

Criado oficialmente pela Lei Municipal N. 735/2017, o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro marca o retorno do presidente da Fundação de Cultura, Olímpio Costa. “Esse espaço tão importante para Camaragibe será fundamental para o fortalecimento dos movimentos culturais da cidade”, destacou Olímpio.

19h
– Grupo de Dança – Celeiro do Passo Espetáculo – Viva PERNAMBUCO – Direção Anderson Henri

19h20 – Discursos

19h50 – Beto Ortiz

20h20 – Cantador Antônio Lisboa

20h30 – Senhora do Engenho – Peça Teatral

História

Assim como o bairro, que cresceu ao redor da fábrica e seu desenvolvimento financeiro, o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro possui uma importante história marcada por várias transformações. De acordo com depoimentos de moradores, o prédio funcionou como um cinema durante os anos 50, posteriormente foi uma igreja, se tornou depósito de cooperativas e durante o período que compreendeu o final dos anos 90, quando esteve novamente em que esteve em reforma, foi nomeado provisoriamente como “Teatro Camará”.

Foi reinaugurado no final de 2012, com o atual nome de Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, e fechado algum tempo depois, por problemas elétricos. A reabertura foi possível através de um esforço conjunto das demais secretarias da Prefeitura de Camaragibe, que também ajudou a realizar reparos no local com relação a infiltrações, manutenção no sistema de prevenção de incêndios e consertos nas instalações existentes.

Com 402 lugares, palco italiano, e sede de vários eventos nos últimos anos, como o Festival Varilux de Cinema, Palco Preto, Animage, Litera Leão, Encontro de Artes Cênicas de Camaragibe e FINCAR, o Cine Teatro Bianor retoma às atividades a partir de outubro, já com registro de espaço de exibição pela ANCINE, com parceria do programa Cine Rua, do Governo do Estado. Em sua nova fase, o local começa abrigando, de 04 a 06 de outubro, a “II Periférica – Mostra de Cinema de Camaragibe, realizada pela produtora Ambar e Pós-Traumático Coletivo, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

A programação da Mostra é gratuita e conta com longas e curtas-metragens produzidos em Pernambuco e nos demais estados, com destaque a obras audiovisuais realizadas por mulheres, indígenas e afro-brasileiros.

O nome do Cine Teatro é homenagem a um célebre agitador cultural da região, o senhor Bianor Mendonça Monteiro. Começou a trabalhar aos 11 anos de idade em casas comerciais do Recife, auxiliando na organização e limpeza para ajudar no sustento familiar. Quando adulto, Bianor se tornou um provocador cultural astucioso e boêmio, tendo criado nos anos 1950 um grupo de teatro em Camaragibe.

Publicado em 30 de setembro de 2019