Dia D: Camaragibe realiza mutirão de vacinação contra a COVID-19 neste sábado (8)

A Prefeitura de Camaragibe vai realizar o Dia D de vacinação contra a COVID-19 neste sábado (8). Trata-se de um grande mutirão para imunizar os camaragibenses nas 45 unidades de saúde do município e por meio de mais um Drive Thru no Camará Shopping. Todas as ações acontecerão das 8h às 16h. A grande novidade é que, para se vacinar, o munícipe não precisa de agendamento; basta comparecer a um desses locais com documento oficial, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. Importante ressaltar que não serão imunizadas pessoas sem essa documentação.

Poderão tomar a vacina no Dia D pessoas a partir dos 60 anos residentes na cidade; bem como pacientes em hemodiálise, portadores de HIV/Aids, pessoas com Síndrome de Drown, todos na faixa etária a partir dos 18 anos. Para o grupo das pessoas com comorbidades, será necessário levar uma declaração comprovando a comorbidade, com excessão de pessoas com síndrome de down. No Drive Thru, só serão imunizadas pessoas que estiverem em carros e motos. Em momento algum Camaragibe interrompeu a vacinação. Não faltou vacina na cidade porque a prefeitura armazenou o imunizante para as duas doses.

Vacinação normal – Para além do Dia D, de segunda à sexta-feira, a Prefeitura de Camargaibe segue normalmente com a vacinação em todas as unidades de saúde e cinco centros de covid. Nesses casos, é preciso fazer o cadastramento por meio do Disque Vacina nos números 9 9945-4405 e 2129-9570, das 8h às 15h; ou no site http://vacinacovid.camaragibe.pe.gov.br. Após esse procedimento, um agente de saúde ligará para informar local, data e hora que o munícipe deve comparecer para receber o imunizante.

As pessoas com HIV/Aids, que já fazem parte do Serviço de Atendimento Especializado (CAE) do município, também devem aguardar o contato das equipes de saúde. Já os que não fazem, seguem com cadastramento normal.

Balanço – Ao todo, a cidade já vacinou 16.377 pessoas. Desse total, foram vacinados 99,7% dos idosos com mais de 85 anos; 63,5% dos idosos com idade entre 80 e 84 anos; 104,2% daqueles com idade entre 75 a 79 anos; 71,8% do que possuem idade entre 70 e 74 anos; 63,9% dos idosos com 65 a 69 anos; 29,9% das pessoas com idade entre 60 e 64 anos; e 46,6% dos profissionais de saúde. O município, que recebeu 48.053 doses e aplicou 26. 414. Além disso, o cadastro no sistema SIPNI chegou a 54,3%.

Publicado em 5 de maio de 2021