Doméstica Cidadã: Curso oferece qualificação profissional gratuita para trabalhadoras domésticas

Inscrições para as 120 vagas vão até segunda-feira (7). Capacitação inclui formação cidadã, com noções de legislação e entre outros temas

Mulheres que atuam como trabalhadoras domésticas têm a chance de se qualificar profissionalmente. Foram abertas, na terça-feira (1º), as inscrições para o primeiro curso de qualificação e formação cidadã voltado para esse público no estado, segundo a Secretaria da Mulher. Ao todo, são 120 vagas gratuitas distribuídas entre Camaragibe, Recife, Paulista e Olinda.

A capacitação faz parte do projeto Doméstica Cidadã e surgiu de debates entre a secretaria e o Sindicato das Empregadas Domésticas do estado. “O curso vai focar a promoção da cidadania das empregadas domésticas e vai também oferecer habilidades técnicas para qualificar esse trabalho”, explicou a secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, durante o lançamento da iniciativa, na terça.

As inscrições devem ser feitas até segunda-feira (7), presencialmente, para as camaragibenses, das 8h30 às 16h, na Coordenadoria da Mulher de Camaragibe, localizada na Rua dos Girassóis, nº 07, no Bairro Novo (próximo ao Mercado Público). As alunas recebem auxílio deslocamento, lanche e cadernos paradidáticos com os conteúdos das aulas.

O curso

Tem duas etapas. Na primeira, o conteúdo é composto por noções de políticas públicas, legislação para o trabalho doméstico, gênero, raça, ética social e profissional. Na segunda, é feita a qualificação profissional, com aulas sobre normas de boas práticas de higiene, saúde, limpeza, cozinha, rouparia, cuidados com as pessoas, entre outros temas.

“O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Então, a qualificação profissional é ainda mais importante”, disse a presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas, Luiza Batista.

Em caso de dúvidas, a Ouvidoria da Mulher tem atendimento gratuito pelo telefone 0800 281-8187.”É um curso de formação e de qualificação que tem 80 horas, aproximadamente três meses. O horário será definido no horário da inscrição”, afirmou a secretária.

A iniciativa, lançada na terça, é promovida pela Secretaria Estadual da Mulher, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco, Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/PE) e Sindicato dos Empregadores Domésticos do estado. As aulas serão ministradas pelo Instituto Ecos.

Serviço

Período de inscrição: de 02 a 07 de outubro de 2019
Horário: Das 8h30 às 16h
Local em Camaragibe: Coordenadoria da Mulher de Camaragibe – Rua dos Girassóis, nº 07, no Bairro Novo (próximo ao Mercado Público).

Fonte: G1 PE e TV Globo


Publicado em 3 de outubro de 2019
Por Secretaria de Comunicação