Doutora Nadegi autoriza licitação do Anel Viário do Camará Shopping; retorno da PE-05 será reaberto

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, assinou, nesta quinta-feira (28), a autorização para realização do processo licitatório para a implantação do anel viário do Camará Shopping, que inclui, inclusive, a reabertura do canteiro na PE-05, no parque Maria Amazonas. O projeto tem como objetivo desafogar o trânsito na PE-27 e garantir o retorno do Centro de Camaragibe para os bairros de Aldeia e Tabatinga, contribuindo assim, para a melhor mobilidade do município.

A intervenção é fruto da iniciativa da Prefeitura de Camaragibe em parceria com o DER-PE, Grande Recife e secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação. No âmbito municipal, participaram das tratativas as secretarias de Segurança Pública e Mobilidade, Infraestrutura e Planejamento. O investimento de R$ 2 milhões de reais foi destinado por emenda parlamentar do deputado federal Silvio Costa Filho. O processo licitação está em tramitação, aguardando publicação do edital.

Uma das principais demandas da população, o retorno da PE-05, na altura da praça Maria Amazonas, será reaberto. Além disso, para facilitar o escoamento de veículos, principalmente nos horários de pico, quem vai de Recife sentido Aldeia pela PE-27 seguirá em mão única do trecho entre a praça e a escola técnica. Já quem desce de Aldeia, na altura da ETE, deverá acessar a rua Manoel Honorato, passar em frente ao Camará Shopping e acessar a PE-05 pela Rua dos Ipês, nas proximidades do Fórum de Camaragibe.

O evento realizado no Camará Shopping, contou com a participação, além da prefeita e do vice-prefeito Délio Júnior, do secretário estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano, acionistas e representantes do empreendimento, da Mobi-PE, além de secretários municipais.

Doutora Nadegi exaltou a importância da obra para o desenvolvimento do município: “Agradeço demais essa parceria com o governo do Estado e com o Camará Shopping. Enfrentamos com dificuldade o problema de mobilidade na cidade, e por isso é extremamente importante, diria fundamental, atender o pedido da população para melhorar a trafegabilidade e maneira de como circular em Camaragibe. Temos muito para desenvolver, mas temos que olhar de maneira mais ampla. Continuamos trabalhando para melhorar a vida dos moradores de Camaragibe. Esse é o grande começo para o crescimento da estrutura da nossa cidade”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Tomé Franca, destacou a importância da parceria do Estado com a cidade de Camaragibe: “Parabenizo a gestão da prefeitura, com a Doutora Nadegi à frente, que está sendo buscando o desenvolvimento do município. Enfrentamos muitos desafios na mobilidade do estado, por isso, uma obra dessas vem para somar. Contem com nosso apoio, enquanto governo do estado, para ajudar a impulsionar a cidade que tem um grande potencial em Pernambuco”, disse.

A obra que também vai beneficiar o comércio do Camará Shopping, foi destacada pelo empreendedor do centro comercial, Jorge Côrte Real: “Estamos muito satisfeitos, como grupo que acredita no potencial de Camaragibe, com essa obra. Esse investimento significa geração de bons empregos, renda e oportunidades. Essa parceria entre a iniciativa pública e privada é fundamental. É comum a iniciativa privada fazer seus investimentos e depois chegar o investimento público, mas Camaragibe dá o exemplo de resolver esse problema no trânsito antes. O Camará é um parceiro, jamais estaremos bem se o município não estiver em ordem. Podem contar conosco, tudo que estamos vendo aqui era um sonho, e hoje é realidade. Mais emprego e mais renda em parceria com o poder público”, finalizou.

Publicado em 28 de julho de 2022