Em Camaragibe, Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMR aconteceu nesta sexta (12)

Nesta sexta-feira, 12, o município de Camaragibe sediou, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI-RMR). A ação, que é coordenada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, tem o objetivo de buscar soluções integradas para as políticas públicas e investimentos programados entre os 15 municípios integrantes da RMR.

O secretário de Articulação Política, Paulo Wilton, que participou do encontro, destacou a grande importância desse momento. “Precisamos unificar as situações adversas de cada município integrante da Região Metropolitana, a exemplo de Camaragibe, para que dessa forma, uma possa contribuir com o outro, em especial com a preservação do meio ambiente, com o desenvolvimento econômico e urbano de cada cidade”, disse.

Aberto ao público, o encontro contou com o apoio da Prefeitura de Camaragibe e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Tributos, Infraestrutura, Saúde e Educação. O PDUI definirá diretrizes do desenvolvimento territorial estratégico, macrozoneamento, projetos estruturantes e ações prioritárias para investimento, além de bases para planejamento, gestão e execução das Funções Públicas de Interesse Comum.

Entre os temas debatidos estiveram questões referentes à mobilidade urbana, saneamento ambiental, água e esgoto, destinação e tratamento do lixo, macrodrenagem e controle de enchentes e desenvolvimento econômico e social. Equipamentos públicos de alcance regional também entraram na pauta, sendo eles referentes à infraestrutura econômica, telecomunicações, energia, educação, saúde, segurança pública, habitação, turismo e cultura.

Estiveram presentes gestores e técnicos da Agência Condepe/Fidem, entre eles, a diretora presidente de órgão, Sheilla Pincovsky, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaragibe, Daniel Passos, a coordenadora da mulher, Ceça Santos, representantes da Economia Solidária e de organizações sociais, além da população em geral.

Publicado em 15 de julho de 2019