Em Camaragibe, Escola São José é a primeira a receber certificado de curso de extensão sobre Astronomia

Estudantes da Escola Municipal São José, em Camaragibe, participaram do curso de extensão em Astronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e receberam os certificados na manhã desta terça-feira (21). Os jovens do 5º ao 8º ano tiveram a oportunidade de participar do projeto “Desvendando o Céu Austral: Ciência e Tecnologia para Inclusão Social”, realização do professor Antônio Carlos Miranda, que ganhou uma versão kids no período de 09 de março a 05 de maio, durante os sábados na UFRPE, em um total de oito encontros.

Durante as idas à UFRPE, os estudantes puderam aprender acompanhados de seus professores e também seus pais. A professora de Ciências, Elany Bezerra, conta que a iniciativa foi significante para os estudantes, pois as atividades realizadas fizeram os estudantes conquistarem mais autonomia e melhorarem o desempenho nas provas. Além disso, Elany afirma que melhorou sua metodologia nas aulas graças ao curso. “Foi de grande importância para toda escola”, pontua a professora.

Durante o evento, alguns estudantes falaram sobre as experiências vividas durante o período de realização do curso. José Willian, de 13 anos, faz parte do 8º ano e estava muito feliz em participar e receber o certificado. Ele foi o primeiro a confirmar que participaria do curso de extensão. “Este curso me proporcionou bastante conhecimento e sei que vai me ajudar no meu grande sonho, que é ser cientista”, diz José Willian. O grupo de alunos que participou da extensão possui um clube de astronomia chamado Órion, que existe há um ano e já teve até ganhador nas Olimpíadas de Astronomia.

O Secretário de Educação Denivaldo Freire, que estava presente na cerimônia, parabenizou e encorajou os estudantes a sempre se envolverem nas atividades pedagógicas oferecidas. “Estejam sempre empenhados em aprender e desenvolver o melhor de si, aproveitando todas as oportunidades que surgirem durante os anos letivos”, disse aos estudantes na solenidade.

Ao final do evento, o professor Miranda revelou que vai realizar uma segunda fase do Desvendando Kids e ainda levar para outras escolas do município. Na próxima semana, os jovens e professores da Escola Municipal São José irão viajar para Itacuruba, para conhecerem um dos principais centros de ciências do estado de Pernambuco.

Publicado em 22 de maio de 2019