Em Camaragibe, Escola São José é a primeira a receber certificado de curso de extensão sobre Astronomia

Estudantes da Escola Municipal São José, em Camaragibe, participaram do curso de extensão em Astronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e receberam os certificados na manhã desta terça-feira (21). Os jovens do 5º ao 8º ano tiveram a oportunidade de participar do projeto “Desvendando o Céu Austral: Ciência e Tecnologia para Inclusão Social”, realização do professor Antônio Carlos Miranda, que ganhou uma versão kids no período de 09 de março a 05 de maio, durante os sábados na UFRPE, em um total de oito encontros.

Durante as idas à UFRPE, os estudantes puderam aprender acompanhados de seus professores e também seus pais. A professora de Ciências, Elany Bezerra, conta que a iniciativa foi significante para os estudantes, pois as atividades realizadas fizeram os estudantes conquistarem mais autonomia e melhorarem o desempenho nas provas. Além disso, Elany afirma que melhorou sua metodologia nas aulas graças ao curso. “Foi de grande importância para toda escola”, pontua a professora.

Durante o evento, alguns estudantes falaram sobre as experiências vividas durante o período de realização do curso. José Willian, de 13 anos, faz parte do 8º ano e estava muito feliz em participar e receber o certificado. Ele foi o primeiro a confirmar que participaria do curso de extensão. “Este curso me proporcionou bastante conhecimento e sei que vai me ajudar no meu grande sonho, que é ser cientista”, diz José Willian. O grupo de alunos que participou da extensão possui um clube de astronomia chamado Órion, que existe há um ano e já teve até ganhador nas Olimpíadas de Astronomia.

O Secretário de Educação Denivaldo Freire, que estava presente na cerimônia, parabenizou e encorajou os estudantes a sempre se envolverem nas atividades pedagógicas oferecidas. “Estejam sempre empenhados em aprender e desenvolver o melhor de si, aproveitando todas as oportunidades que surgirem durante os anos letivos”, disse aos estudantes na solenidade.

Ao final do evento, o professor Miranda revelou que vai realizar uma segunda fase do Desvendando Kids e ainda levar para outras escolas do município. Na próxima semana, os jovens e professores da Escola Municipal São José irão viajar para Itacuruba, para conhecerem um dos principais centros de ciências do estado de Pernambuco.


Publicado em 22 de maio de 2019
Por Secretaria de Comunicação