Em parceria com o Governo Federal, Prefeitura de Camaragibe lança programas de assistência social

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou dois programas em parceria com o Governo Federal, o Criança Feliz , na segunda (07), com o objetivo de atender crianças de 0 a 6 anos de idade, e o Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas-Trabalho), na terça (08).

As ações tem o objetivo de ampliar a rede de cuidados com os munícipes. Durante o lançamento, os profissionais foram preparados para desempenharem as atividades do Programa Federal em Camaragibe.

“Vamos cuidar do nosso povo. Se nós fizermos um pouco mais do que nos foi pedido, dará muito certo”, explicou a prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi Queiroz, durante os eventos que marcam uma série de atividades de apoio às ações voltadas para a população camaragibense.

De acordo com a supervisora do Programa no município, Débora Tenório, as ações para o município de Camaragibe são um grande avanço. “É muito importante pois, antes de tudo, estamos garantindo um direito da sociedade civil. Vamos trabalhar a primeira infância e mostrar à população o quanto esses equipamentos sociais da assistência são necessários para que possamos desenvolver integralmente as pessoas”, detalhou.

Criança Feliz

Uma iniciativa do Governo Federal, o Programa visa ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Criança Feliz é realizado por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, ou seja, de 0 a 6 anos, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Acessuas

Sob a coordenação de Amanda Rayza, o Acessuas, também lançado na cidade, atua na inserção da população da Assistência Social no mundo do trabalho, a fim de fomentar suas potencialidades e estimular a sua autonomia no circuito produtivo, através da qualificação profissional.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

O programa já desempenha algumas ações no município. Durante o seu lançamento, os jovens presentes se inscreveram para os cursos do “Prepara Cursos e Grau Técnico”. Os interessados em participar, devem procurar a supervisora Renata Lima, na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Teixeira Soares, nº 107, bairro do Timbi.


Publicado em 9 de outubro de 2019
Por Secretaria de Comunicação