Escola Municipal São José é destaque mais uma vez no viés sustentabilidade

Escola Municipal São José é destaque mais uma vez no viés sustentabilidade

Projeto “O que frita também limpa” ganhou mais uma premiação e vai levar estudantes ao Rio Grande do Sul

Reutilizar óleo de cozinha para a fabricação de sabão em barra virou atividade quase que curricular na Escola Municipal São José, localizada em Aldeia. É que o projeto “O que frita também limpa”, iniciado há dois anos, ganhou ainda mais notoriedade além dos muros da escola.

Em setembro, quatro alunos representaram a turma do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais na apresentação do projeto de reutilização do óleo na Expotec. A participação deu à escola uma premiação de 2º lugar e um destaque especial no segmento “Divulgação Científica em Comunidades Populares”.

“É muito importante para nós que fazemos a administração da cidade poder olhar de pertinho cada um desses estudantes e ver o quanto vai bem o futuro do nosso município. Um momento tão simples, mas tão importante para eles e para o futuro deles. Estamos apenas pegando na mão e mostrando que esse é o caminho”, disse a prefeita Doutora Nadegi.

Em novembro, mais uma: dias seis, sete e oito, no RioMar Shopping, os estudantes participarão da feira Ciência Jovem, do Espaço Ciência. Além disso, ao participarem da 2ª Feira de Ciências do Agreste com o mesmo projeto, os estudantes foram credenciados para fazerem parte da 13ª Mostra Clak, no Rio Grande do Sul, no próximo ano.

Com esse grande projeto, a Escola Municipal São José já virou referência de sustentabilidade no município. Além de ser polo de coleta de óleo de toda comunidade, inclusive de comércios, supermercados e casas de festa, uma vez por ano o centro educacional também realiza o projeto “Limpando Nosso Bairro”, gincana que acontece na semana da criança e recolhe pelo bairro garrafas pet, óleo, pilhas de bateria e latas.

ASTRONOMIA – Não bastasse todas essas premiações, os estudantes Raissa Gomes, Sofia Reis e Raquel Valéria, do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, receberam medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que aconteceu em agosto deste ano.

“Temos aqui meninos medalhistas de escola pública. É a prova do grande trabalho que vem sendo feito. É o respeito por uma educação de qualidade e pelo dinheiro público. O que nós queremos é que todos os nossos estudantes sejam vitoriosos, porque, assim, nós, servidores públicos, ficaremos felizes também”, falou a diretora da Escola Municipal São José, Tina Monteiro.


Publicado em 31 de outubro de 2019
Por Secretaria de Comunicação