Estudantes da rede municipal de Camaragibe apresentam demandas das comunidades durante Conferência

A segunda etapa da 1ª Conferência dos Estudantes da Rede Municipal de Camaragibe deu continuidade ao diálogo entre os estudantes do município e a gestão municipal nesta segunda-feira (25). Durante o encontro foram discutidas as propostas das crianças do ensino fundamental sobre as necessidades da comunidade onde moram, da escola e da cidade. A partir das discussões deliberadas, um documento com as proposições apresentadas será formulado e encaminhado para discussão na última etapa da Conferência, que será realizada em dezembro.

De acordo com o secretário de educação do município, Mauro Silva, a iniciativa tem o objetivo de dar voz aos estudantes. “O objetivo é ouvir os alunos e tentar implementar o máximo possível as reivindicações que eles colocaram. Esse processo todo, democrático, foi criado para formar nas crianças o sentimento de cidadania plena”, destacou.

É importante ressaltar que a realização da Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e, principalmente, a presença de quem de fato contempla os serviços é fundamental.

A Coordenadora Geral de Educação de Camaragibe, Malu Alessio, ressalta que as discussões são importantes para a formação cidadã. “Esse é o papel mais importante da educação. Você ensina o aluno a pensar a cidade a partir de sua escola, do seu bairro. Ele traz uma referência concreta do que as crianças pensam e isso reflete muito o que toda a população pensa”, completou.

Segundo a professora Katia Cristina, da Escola Antônio Luiz de Souza, a receptividade aconteceu de forma muito positiva. “O que surpreendeu é que as crianças que participam das atividades fizeram colocações bastante pertinentes das dificuldades e dos problemas da nossa cidade. Eles tem clareza das dificuldades porque eles vivem. Então eles vão falar daquilo que eles pensam, daquilo que eles sentem, você percebe a pureza no discurso e é muito importante isso”.

A etapa regional aconteceu nas escolas municipais Antônio Luiz de Souza; José Collier; Nova Santana e São José.

Publicado em 25 de novembro de 2019