FAQ – Dúvidas Frequentes

Basta acessar o site do Portal da Secretaria de Finanças: Portal da Secretaria de Finanças
A Ouvidoria Municipal é um recurso utilizado como um meio de interlocução com a sociedade, constituindo-se em um canal aberto para o recebimento de solicitações, informações, reclamações, sugestões, críticas, elogios e quaisquer outros encaminhamentos relacionados à suas atribuições e competências. Para acessar a ouvidoria municipal o link é: Ouvidoria Municipal
A Secretaria de Assistência Social possui atribuições de efetivação da assistência social aos munícipes, adotando políticas públicas de garantia de direitos, prevenção e proteção social do cidadão, promoção de ações assistenciais de proteção básica e especial, no âmbito da competência municipal. Garantir o funcionamento e articulação com os conselhos sociais, além de outras ações pertinentes à pasta. Ela desenvolve suas ações através de uma rede articulada de serviços que têm como foco à família. Essa rede é composta pelos Centros de Referência da Assistência Social – Cras; Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas, além de vários programas e ações.
O CRAS é uma unidade pública estatal de abrangência municipal com gestão descentralizada, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, ligado à diretoria da Proteção Social Básica. Tem por objetivo desenvolver ações continuadas e por tempo indeterminado junto à população usuária da rede de assistência social e objetiva a garantia de direitos através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). O CRAS está vinculado à Secretaria de Assistência Social de Direitos Humanos – SEASDH de Camaragibe. Destacam-se como principais funções do CRAS: -Ofertar programas e serviços socioassistenciais de proteção social básica para famílias, seus membros ou indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social; -Articular e fortalecer a Rede Socioassistencial do Território de abrangência; -Fortalecimento da convivência familiar e comunitária; -Trabalhar na prevenção de situações de risco em seu território de abrangência na promoção do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e na garantia de direitos.
Funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Em Camaragibe, os centros se localizam no bairro do Timbi (CRAS I), Vila da Inabi (CRAS III), Tabatinga (CRAS IV) e Vera Cruz, Aldeia (CRAS V).

SERVIÇO
CRAS I
Rua Sátiro Ivo, 140 – Timbi, Camaragibe
Telefone: (81)3050-0880
CRAS III
Rua Allan Kardec, 59 – Vila da Inabi, Camaragibe
Telefone: (81)3129-2094
CRAS IV
Rua Uberlândia, 37 – Tabatinga, Camaragibe
Telefone: (81)3456-4910
CRAS V
Rua Lauro Muller, 48 – Vera Cruz, Aldeia, Camaragibe
Telefone: (81)3459-5506
-Usuárias(os): famílias, seus membros ou indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social;
-Famílias e indivíduos em situação de desproteção social grave;
-Pessoas idosas;
-Pessoas com deficiência;
-Crianças retiradas do trabalho infantil;
-Famílias e indivíduos inscritos no Cadastro Único da Assistência Social;
-Beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF;
-Beneficiários do Programa de Prestação Continuada – BPC.
É solicitado ao(a) usuário(a) documento de identificação e CPF para o acolhimento.
O CRAS conta com uma equipe multiprofissional com Assistentes Sociais e Psicólogos,
como também a equipe administrativa composta pela Coordenação e pelo Auxiliar
administrativo atuando com:
-Acolhimento inicial;
-Atendimento individual ou familiar personalizado com o técnico de referência;
-Encaminhamento para rede de políticas públicas necessária;
-Inserção de famílias nos programas PAIF, SCFV, PBF, BPC;
-Encaminhamento ao acesso à gratuidade de passagens;
-Acompanhamento de famílias através visita domiciliar e ou grupos de convivência
(crianças, adolescentes, jovens e idosos).
O atendimento é realizado de forma presencial, porém não são descartados atendimento por telefone para informações e orientações. A busca ativa é realizada através de visita domiciliar. Também pode ser realizado em articulação com a rede socioassistencial do território do CRAS (Escolas, Unidades Básica de Saúde; Conselho Tutelar; CREAS).
O Sistema Único de Assistência Social visa desencadear a discussão e o processo de reestruturação orgânica da Política Pública de Assistência Social, ampliando e dando novo significado ao sistema descentralizado e participativo.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Desde 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele é funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o Governo Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério da Cidadania é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.
Para se inscrever no CadÚnico é necessário que um membro da família, com idade mínima de 16 anos e de preferência mulher, seja o responsável por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa será o Responsável pela Unidade Familiar (RF) e é ela que ficará com a tarefa de atualizar as informações no cadastro sempre que houver mudanças na família. O Responsável Familiar deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora, serviço prestado pelas prefeituras. Em algumas localidades o cadastramento é feito também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. (Fonte: Cadastro Único – CadÚnico)
-Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
-Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; ou
-Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento
esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
Documentos obrigatórios:
Para o Responsável pela Unidade Familiar (RF), é obrigatória a apresentação do CPF ou
do Título de Eleitor. As exceções são as famílias indígenas e quilombolas:
– O RF da família indígena pode apresentar o CPF, o título de eleitor, mas também o
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de
identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho;
– O RF da família quilombola pode apresentar o CPF, o título de eleitor ou outros
documentos de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento,
RG ou carteira de trabalho.
Para as outras pessoas da família, é obrigatória a apresentação de qualquer um destes
documentos de identificação: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF,
carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.
Documentos que não são obrigatórios, mas facilitam o cadastramento:
-Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;
-Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver o
comprovante, o RF deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem;
-Carteira de trabalho.
Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa – chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. O Responsável Familiar é quem poderá garantir que as informações comunicadas durante a entrevista são verdadeiras, além de se comprometer a atualizar o cadastro sempre que houver mudanças na família.

O RF deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora. Se não souber onde fica o local de cadastramento, pode buscar essa orientação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Em muitas localidades, o próprio CRAS realiza o cadastramento das famílias.

Cadastramento de pessoas sem documento:

O entrevistador do Cadastro Único deve fazer a entrevista, orientar e encaminhar a família ou a pessoa para tirar os documentos. Se a pessoa nunca foi registrada, a primeira via da certidão de nascimento é de graça. O cadastramento é um direito da família de baixa renda.
Mas, enquanto o(a) Responsável Familiar não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais. Ainda assim, é importante que o cadastramento seja feito, pois isso permite ao governo saber que precisa realizar ações de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica dos cidadãos.
Sim. Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família — também podem ser cadastradas. O caminho, nesse caso, é procurar algum posto de atendimento da assistência social e perguntar como fazer para ser incluído no Cadastro Único.
A sede está situada na Avenida Belmino Corrêia, 2188, Timbi – Camaragibe-PE.
Fone: (81) 3484-7619 WhatsApp: (81) 99945-2936
Email: bolsafamilia@camaragibe.pe.gov.br
O CREAS é um órgão estatal de abrangência municipal integrante do Sistema Único de Assistência Social que através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Camaragibe, por meio da Diretoria de Proteção Especial; tem por objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.
Usuários: Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de:
-Violência física, psicológica e negligência;
-Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;
-Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou
medida de proteção;
-Violência Doméstica;
-Situação de rua e mendicância;
-Abandono;
-Vivência de trabalho infantil;
-Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;
-Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a
situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de
usufruir autonomia e bem-estar.
Os requisitos para o atendimento são mínimos, contendo a identificação do(a) usuário
para seu acolhimento, podendo ser requisitado documentos comprobatórios diante da
denuncia ou sob a demanda especifica.
Em sua sede na Rua Telêmaco Borba, nº 247, Timbi – Camaragibe-PE.
Se dirigindo à sede, localizada na Rua Telêmaco Borba, nº 247, Timbi – Camaragibe-PE, por meio do telefone (81) 3090-9553, 99945-2259 (WhatsApp), pelo e-mail: creas.seas@camaragibe.pe.gov.br, ou pelo Instagram: @creaflordocamara.
Os usuários/munícipes, podem procurar um dos cinco (5) Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, referente a localidade/bairro onde moram, para obter as informações necessárias de como realizar sua Inclusão ou atualização do CADASTRO ÚNICO para assim obter seu NIS – e daí ver se tem o perfil que dá diretos aos mesmos de serem incluídos nos Programas que o Governo Federal oferece.
CRAS I
Rua Sátiro Ivo, 140 – Timbi, Camaragibe
Telefone: (81)3050-0880
CRAS III
Rua Allan Kardec, 59 – Vila da Inabi, Camaragibe
Telefone: (81)3129-2094
CRAS IV
Rua Uberlândia, 37 – Tabatinga, Camaragibe
Telefone: (81)3456-4910
CRAS V
Rua Lauro Muller, 48 – Vera Cruz, Aldeia, Camaragibe
Telefone: (81)3459-5506
Sim, o ambulatório LGBTI+ Darlen Gasparelly, com serviços e atendimento específicos para vítimas de discriminação e violência com base na orientação sexual e/ou identidade de gênero. O espaço fica na Rua Pedro de Paula Rocha 792, Bairro Novo, centro de Camaragibe. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h, e o telefone para contato é o (81) 9 8765-4352.
A pessoa precisa ser residente em Camaragibe. Podendo ser encaminhado pelo Hospital Aristeu Chaves, posto de saúde e por demanda espontânea. Portando o cartão do SUS, a pessoa deve procurar a equipe de Serviço Social do município.
Psicoterapia (LGBT e família de LGBTS); equipe de Serviço Social voltada para a saúde; clínico geral; prevenção às mulheres lésbicas e homens trans; hormonioterapia; teste rápido Sífilis e HIV; e exames laboratoriais.
Sim. A Coordenadoria de Políticas para a Mulher que, em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violencia – Andrelina Lopez – CEAM, atua na prevenção e combate à violência contra a mulher, tendo como prioridade nos atendimentos a população feminina do município, mulheres em risco, vítimas de violação de direitos, mulheres nos territórios de exclusão, mulheres negras e indígenas. A Casa dos Conselhos funciona como sede de reuniões dos conselhos municipais vinculados a SEAS, promovendo encontros mensais dos representantes da Sociedade Civil e dos Representantes do poder público eleitos e indicados nos respectivos conselhos.
A Coordenadoria da Mulher de Camaragibe/Centro Especializado de Atendimento a Mulher Vítima de Violência – Andrelina Lopez fica localizada na Rua 13 de Maio, nº 140, Bairro do Timbi. O endereço de e-mail é o coordenadoriadamulher@camaragibe.pe.gov.br, e os telefones para contato são: (81)3456-5542 e 9 9945-1677(WhatsApp).
O Conselho Tutelar é um órgão inovador na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.
O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local, para um mandato de quatro anos, permitida à recondução.

As atribuições específicas do Conselho Tutelar estão relacionadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 95 e 136)

Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção ouvir relatos e reclamações sobre situações que ameacem ou violem os direitos de crianças e adolescentes. Acompanhar a situação do atendimento às crianças e adolescentes na sua área de atuação e identificar possíveis ameaças ou violações de direitos. Um direito é ameaçado quando uma pessoa corre risco iminente de ser privada de bens (materiais ou imateriais) ou interesses protegidos por lei. Um direito é violado quando essa privação (de bens ou interesses) se concretiza.
Fica localizado na Rua Marcinila Alves Nº 53 – Timbi, Camaragibe – Pernambuco.Os telefones para contato são: (81) 3484-4658 (convencional) e (81) 98598-3441(celular), além do endereço eletrônico: conselhotutelar@camaragibe.pe.gov.br.
Planejar, coordenar e executar a política municipal de saúde, tendo como objetivo a proteção da população pelo combate ás doenças endêmicas, epidêmicas, crônicodegenerativas e carenciais, utilizando mecanismos de fiscalização e controle de condições ambientais e de saneamento; operação regular da rede de saúde municipal, exercendo o controle, qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo Município e por terceiros conveniados e contratados; formulação, apoio e execução de programas e projetos de saúde pública, além de outras ações pertinentes à pasta.
Criando no dia 3 de março de 1991, o Conselho Municipal de Saúde de Camaragibe é um órgão responsável pela fiscalização, propositura e deliberação das políticas públicas de saúde do município.
Controlar o dinheiro da saúde; Monitorar a execução das ações na área da saúde; participar da formulação das metas para a área da saúde; reunir-se ao menos uma vez por mês; e acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.

Serviço
Endereço: Av. Ersina Lapenda, 105, bairro do Timbi (por trás do Prédio da Prefeitura
Camaragibe, ao lado da Igreja Assembleia de Deus).
Telefone: (81) 3458-9090
E-mail: conselhodesaudedecamaragibe@hotmai.com
O Hospital Municipal Dr. Aristeu Chaves (Cemec Centro), que é uma unidade de pronto atendimento 24 horas, com estrutura de média complexidade, atendendo casos de urgência e emergência, Adulto, Pediátrico e Odontológico (devido a Pandemia do COVID-19 os paciente que necessitam de atendimento Odontológico estão sendo encaminhado para o Centro de Especialidade Odontológico (CEO)). Também são oferecidos exames radiológicos de urgência (RAIO X), Serviço Social e Nutrição. Na clínica médica existem 24 (vinte quatro) leitos, sendo 21 (vinte e um) de enfermaria e 03 (três) sala vermelha, e na pediatria possuímos 08 ( oito) leitos, sendo 07 (sete) de enfermaria, 01 (um) sala vermelha. Contamos com uma área física específica para receber casos de pacientes com suspeita de COVID-19, com leitos próprios para isolamento, onde são realizados os primeiros socorros, estabilização das condições clínicas e em casos mais graves transferências para hospitais de maior porte em UTI móvel. Conta com um corpo de profissionais emergencistas, composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. São oferecidos também atendimentos ambulatoriais de Pequenas Cirurgias, Endoscopia, vacinas antirrábica e antitetânica, troca de sonda vesical de demora.

CEMEC Vera Cruz, que é uma unidade de pronto atendimento 24 horas. Com estrutura de média complexidade atende casos de urgência e emergência, adulto e pediátrica, onde são realizados os primeiros socorros, estabilização das condições clínicas e em casos mais graves transferências para hospitais de maior porte em ambulância UTI móvel. Conta com um corpo de profissionais emergencistas, composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem especialistas em procedimentos emergenciais. São oferecidas vacinas antitetânicas e antirrábicas em casos de urgência e atendimentos ambulatoriais de odontologia, psiquiatria e psicologia mediante encaminhamento e marcação.
Horário de funcionamento: 24 horas

É garantido acesso a todo e qualquer indivíduo que se encontre em situação de risco, onde são necessárias intervenções médicas em urgência e emergência, salvo os casos ambulatoriais que necessitam de encaminhamento prévio. O usuário deve estar portando um documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS (CNS) e comprovante de residência.
A unidade situa-se na Avenida Doutor Belminio Correia No 1400- Camaragibe- Pe.
Cep: 54768-000. Informações pelos telefones: (81) 3484-6998 .
Email: hosp.aristeuchaves@camaragibe.pe.gov.br
A unidade situa-se na Rua Robert Simonseh, S/N Vera Cruz- Aldeia- Camaragibe- Pe.
Cep: 54786-280;

Telefones: (81) 3459-4948 ou (81) 3459-3621.E-mail: cemecveracruz10@gmail.com.
É um setor de atendimento multidisciplinar que consiste em reabilitar o paciente de uma forma global, no qual o mesmo não irá necessitar sair para ter essas especialidades em outros lugares. A demanda chega através dos profissionais que estão na ponta com demanda principal de Fisioterapia, para em seguida ser passado para os demais da equipe e assim ser assistido. A equipe é composta de Fisioterapeuta, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo.
Por meio de encaminhamento do NASF ou da USF de sua referência solicitando atendimento de Fisioterapia e cartão SUS.
É feito de forma presencial e com serviço direto com a população. Endereço: Rua Adelino Francisco de Moura, 116. Bairro: Aldeia de Baixo.
Telefone: 3456-4500
E-mail: nucleoreab@gmail.com
O Serviço prestado pelo Centro de Especialidades Odontológica CEO é de referência. A adesão ao mesmo é através de encaminhamento feito pelos profissionais de saúde bucal da atenção primaria (PSF), dos ambulatórios realizados no Cemec Vera Cruz, do serviço de urgência odontológica que funciona no hospital Aristeu Chaves. Para o atendimento o usuário deverá portar documento de identidade, cartão SUS e encaminhamento para a especialidade específica.
Sim. O LAMUC, que é um espaço físico equipado especialmente por diversos instrumentos e equipamentos de ponta, a fim de atender às demandas e necessidades do município, como unidades básicas de saúde, CAPS, LGBT e outros.

Nossa unidade de atendimento conta com os seguintes profissionais: Auxiliares Administrativos, Flebotomistas, Técnicos em Análises e Biomédicos. Cada um destes possuem conhecimentos específicos que são utilizados para oferecer um serviço de qualidade aos pacientes.

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 6h às 16h para realização de exames e entregas de resultados. Além disso, funcionamos 24 horas para urgências decorrentes da Maternidade Amiga da Família, Hospital Aristeu Chaves e do Cemec Vera Cruz.
Realizamos exames de Bioquímica, Hemograma, Hormônios, Sorologia, Uranálise, Bacteriologia e Exames Parasitológicos.

Contamos com três fases primordiais para nosso funcionamento. São elas:

1. Fase Pré-Analítica:

Inicia-se na preparação do paciente, cadastro, seguida da coleta do material feito pelo paciente (urina, fezes e escarro), ou pelo ambiente laboratorial. Além da manipulação e armazenamento da amostra, até o momento em que o exame é feito.

2. Fase Analítica:

Equivale ao período da realização dos testes propriamente dito, feito pelos Técnicos e Analistas.

3. Fase Pós-Analítica:

Compreende a validação dos testes e dos resultados efetuados na fase analítica pelo Biomédico.
Fica localizado na Rua das Rosa, SN – Centro – Camaragibe-PE

CEP: 54.759-300

TELEFONE: (81)3458-2064 e (81)3458-1596

E-MAIL: LAMUCCAMARAGIBE@GMAIL.COM

A Atenção Primária é o primeiro nível de atenção em saúde, também chamada como “porta de entrada” para o sistema de saúde. Caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
São 45 Equipes de Saúde da Família (ESF); 14 Equipes de Saúde Bucal (ESB); estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); cinco equipes de Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf); uma equipe da Academia da Saúde; e uma equipe de Consultório na Rua.
Para ter acesso aos serviços da ESF, ESB a pessoa deve residir na área de adstrição da unidade e realizar cadastro de moradia e individual, junto ao seu ACS ou outro profissional da equipe. Os documentos necessários para o cadastro são: Cartão Nacional de saúde (CNS) ou CPF, Identidade, e responder questionário das condições de saúde e de moradia.

Para o atendimento com os profissionais do Nasf é necessário que a equipe de Saúde da Família reconheça a necessidade e encaminhe, através de reunião para discussão de casos e façam os agendamentos de forma conjunta. O Nasf não é porta de entrada do sistema, é um apoio para o aumento da resolutividade da eSF. No momento do atendimento deverá portar o CNS ou CPF.

A vacinação é universal, desta forma todas as pessoas podem ter acesso, independente de serem cadastradas na unidade. É importante portar o cartão de vacina e CNS ou CPF.

O Consultório na Rua faz abordagem às pessoas em situação de rua no território, articulando a continuidade do cuidado com outros serviços, quando necessário. É importante possuir CNS ou CPF, mas a falta não impede o cuidado. Os profissionais fazem articulação para retirada de documentação.
Alto da Boa Vista: Rua Júlio Araújo Cavalcanti, 58, Alto da Boa Vista. CEP: 54759-645Alto Santo

Antônio: Rua Deyse de Araújo, 441, Timbi. CEP: 54.765-340

Araçá: Estrada de Aldeia, KM 12, Araçá. CEP: 54783-380

Areeiro: Rua Enéas Cavalcante de Santana, no 496, Areeiro. CEP:54762-544

Areinha: Rua Maria Amélia de Santana, 38, Areinha. CEP: 54762-798

Asa Branca: Rua Cristo Redentor,10, Vera Cruz

Bairro dos Estados: Av. Pernambuco, 159, Bairro dos Estados. CEP:54762-845

Bairro Novo I: Rua Carmelo Alves de Brito, S/N. Bairro Novo. CEP: 54762-330

Bairro Novo II: Rua Carmelo Alves de Brito, S/N, Bairro Novo. CEP: 54762-330

Borralho: Rua Franco Gondim, 800, Borralhos, Aldeia. CEP: 54783-371

Burrione: Rua Pilar, 68, Burrione. CEP:54768-360

Camará: Endereço anterior: Rua Amaro Duarte, No200, Tabatinga.

Carmelitas: Rua Padre Luís Muremberg, 114, Carmelitas. CEP: 54.762-260

Celeiro: Rua Ademar de Barros, 22, Celeiro.CEP: 54774-395

Céu Azul: Av. Antônio Soares de Lima, s/n, Céu Azul. CEP: 54765-480

Cosme e Damião: Av. Portugal, 08, Cosme e Damião. CEP: 54762-335

Estação Nova: Rua Crisópolis, 241 A, Alberto Maia. CEP: 54.774-090

Expansão Timbi: Rua Pilar, 68, Burrione. CEP:54768-360

Jardim Camaragibe: Rua Aracati, 35, Santa Mônica. CEP:54.767-200

Jardim Primavera I: Rua Lobato,33, Jardim Primavera

Jardim Primavera II: Rua Lobato, 33, Jardim Primavera. CEP: 54753-250

Jardim Teresópolis: Av. Guarani, 330, Jardim Teresópolis

João Paulo II: Av. Márcia de Windson, 11, Loto João Paulo II. CEP: 5477-000

Nazaré/INABI: Rua Alberto Pereira Leal, No 33, Loteamento Nazaré/Inabi. CEP:54768- 768

Nossa Senhora do Carmo: Rua Venceslau Braz, 21 – Na Sra. do Carmo – Alberto Maia – CEP:54.771-060

Oitenta: Rua Alberto Farias, 410, Lot. Nossa Sra Aparecida, Oitenta. CEP: 54792-420

Parque São Francisco I: Rua Severina Francisca do Nascimento, no83, Timbi. CEP:54.765-105

Parque São Francisco II: Rua Severina Joaquim de Santana, 50, Timbí

Paulo Afonso: Rua Liberato Pianco, 157, Loto Paulo Afonso. CEP:54777-452

Santa Maria/Santa Terezinha: Rua Candelária, S/N, Alberto Maia. CEP: 54.771-610

Santa Mônica: Rua Senador Pompeu, 20, Santa Mônica. CEP:54.767-800

Santana: Rua Antônio Pereira de Lucena, 240, Santana. CEP:54777-410

São Francisco: Rua Afonso Pena, 219, Timbi. CEP: 54768-060

São João/São Paulo: Rua dos Coronéis, 209, Loto São João. CEP: 54780-991 –

São Jorge: Rua Aprígio Alves, 265, Tabatinga. CEP:54756-784

São Pedro/São Paulo: Rua das Pedreiras, 67, Aldeia de Baixo. CEP: 54753-800

Tabatinga Centro: Rua Joaquim Felipe de Santana,256, Tabatinga. CEP: 54756-230

Tabatinga I: Rua 25 de maio,76, Tabatinga-Cep: 54756-180

Timbi: Rua José do Patrocinio,51, Timbi. CEP:54768-200

Vale das Pedreiras I: Rua Rubi, 346, Vale das Pedreiras. CEP: 54753-500.

Vale das Pedreiras II: Rua Pérola, 46, Vale das Pedreiras. CEP: 54753-790

Viana: Rua Ana Alves, 122 – CEP: 54.765-480 – Viana

Vila da Fábrica: Rua Lauro Miller, 01, Vera Cruz. CEP: 54786-200

Vila Rica: Rua Aureliano Rabelo, 240, Vera Cruz

Academia da Saúde: Rua Sátiro Ivo, S/N, Timbi. CEP: 54768-755
O horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde varia de acordo com o tipo da Unidade e a quantidade de equipes que nela atuam.
Todas as Unidades Básicas de Saúde devem estar abertas ao público interruptamente desde o horário de abertura até o horário de fechamento, que costuma ser às 17h.
Cada UBS é responsável pelo cuidado da saúde de uma população definida. A sua USB vai ser a referente à sua residência.
Em Camaragibe a vigilância se distribui entre:

Vigilância Epidemiológica;

Vigilância Ambiental;

Vigilância Sanitária;

Serviços de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento SAE/CTA.
O Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde – DVAS, Departamento de Vigilância Epidemiológica – DVE e Departamento de Vigilância Sanitária – VISA ficam situados na Rua Severino Joaquim no 02 – Timbi.

Telefone para contato: 3458-0723

E-mail: vigilanciasaude.camaragibe@outlook.com

Site: https://www.camaragibe.pe.gov.br/vigilancia-em-saude/
Realizando a apresentação da identificação do imóvel: sequencial do imóvel, endereço, inscrição imobiliária. O atendimento pode ser pela Internet:
www.camaragibe.pe.gov.br – Portal do Contribuinte, ou presencial na sede da Prefeitura de Camaragibe, na Av. Dr. Belmino Correia, 3038. Timbi.
Por meio da Internet: www.camaragibe.pe.gov.br, no Portal do Contribuinte, ou de forma presencial, na sede Prefeitura de Camaragibe, na Av. Dr. Belmino Correia, 3038. Timbi.

No Portal do Contribuinte, Balcão de Atendimento ao Contribuinte e-mail: iptu@camaragibe.pe.gov.br. Telefone: (81)2129.9543.
O programa tem como objetivo fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, ofertando, em contrapartida, benefícios tributários aos contribuintes. Para obter os benefícios, os contribuintes devem instalar equipamentos e sistemas que tornem o uso do imóvel mais sustentável, tais como, aproveitamento de água da chuva, lâmpadas led, plantio e manutenção de árvores, separação e gestão sustentável de resíduos sólidos para coleta seletiva, entre outros.
Para solicitar o desconto, o contribuinte deve comparecer à Prefeitura, no Setor de Tributação, e preencher o formulário de requisição, até o mês de outubro do ano anterior ao que deseja obter o desconto. Das etapas do serviço:

1.Entrega do formulário preenchido pelo requerente no setor de tributação;

2.Vistoria da equipe da Diretoria de Meio Ambiente no imóvel;

3.Possível reavaliação solicitada pelo contribuinte.

Mais informações na Prefeitura de Camaragibe – Av. Belminio Correia, 3038, Timbi, Camaragibe – PE. Diretoria de Meio Ambiente: Sede da prefeitura, 2o andar, sala 40.

Telefones: 2129-9568 / 99945-5063

E-mail: dma.planejamento@camaragibe.pe.gov.br
Você pode acessar o site www.camaragibe.pe.gov.br e ir para a aba “Notícias”.
Instagram: @prefeituracamaragibe Facebook: Prefeitura de Camaragibe
É a atividade tem como objetivo levar conscientização e sensibilização ambiental à população.
O requerente deve requerer o serviço por e-mail, telefone ou na sede da prefeitura de Camaragibe na Diretoria de Meio Ambiente.

Prefeitura de Camaragibe – Av. Belminio Correia, 3038, Timbi, Camaragibe – PE

Diretoria de Meio Ambiente: Sede da prefeitura, 2o andar, sala 40.

Telefones: 2129-9568 / 99945-5063

E-mail: dma.planejamento@camaragibe.pe.gov.br
O munícipe deve ligar para o telefone (81) 2129-9547 e solicitar os serviços da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINFRA).
O munícipe deve ligar para o telefone (81) 2129-9547 e solicitar os serviços da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINFRA).
O munícipe deve ligar para o telefone (81) 2129-9547 e solicitar os serviços da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINFRA).
O munícipe deve ligar para o telefone (81) 2129-9547 e solicitar os serviços da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINFRA).
O munícipe deve ligar para o telefone (81) 2129-9564 e solicitar os serviços da Secretaria de Defesa Civil de Camaragibe.
O munícipe deve ligar para os telefones (81) 2129-9564, 9 8723-1025 (whatsApp), ou para os telefones 24 horas 9 9945-3015 e 153, solicitando s os serviços da equipe da Defesa Civil de Camaragibe.
O munícipe deve ligar para o telefone (81) 2129-9564 e solicitar os serviços da Secretaria de Defesa Civil de Camaragibe.
Estudante ou representante legal deve apresentar declaração de transferência e documentos pessoais do estudante e do responsável legal. O atendimento é diretamente na unidade educacional. Caso não haja vaga na unidade solicitada, será encaminhado para outra unidade de educação que disponibilize de vaga. Em um primeiro momento pelo site educa.camaragibe.pe.gov.br para verificação de vaga e solicitação de matrícula. Em seguida ir a unidade de ensino com os documentos necessários.
As unidades educacionais da rede municipal de Camaragibe são:

CARMELA ORRICO LAPENDA

Rua Mato Grosso, S/N, Bairro dos Estados, Camaragibe- CEP. 54.759-970

IMACULADA CONCEIÇÃO

Rua das Palmeiras,285,Bairro Novo, Camaragibe-CPE. 54726-210

JOSÉ COLLIER

Rua Pierre Collier, No 462- Vila da Fábrica-Camaragibe CEP. 54750-000

CMEI-MANOEL RITO

Rua Antônio Guilherme de Lima S/N, Aldeia de Baixo- Camaragibe- CEP. 54759-235

MARCELO J. DO A. C. DE ARAÚJO

Rua José Izídio da Silva, S/N, Alto Santo Antônio Camaragibe-CEP- 54762-750

PROFº MARIA LÚCIA G. GUERRA

Rua Antônio Soares de Lima, S/N Céu Azul – Camaragibe -CEP- 54768-400

SANTA TERESA

Rua Domingos Martins, S/N Loto Santa Teresa- Timbi- Camaragibe, CEP- 64750-000

SÃO VICENTE DE PAULO

Rua Boa Esperança, S/N- Loto Santos Come e Damião- Camiaragibe, CEP- 54750-000

VX DE NOVEMBRO

Rua Carlos Alberto, 385- Vila da Fábrica- Camaragibe- CEP- 54750-000

CMEI ANTÔNIO LUIZ DE PONTES RAMOS

Rua Belém de Lima, S/N- Lot. Esplanada do Açude Timbi- Camaragibe- PE CEP:54768- 847

CRECHE MARIA ALICE G. GUERRA

Av. Josadark Alves de França S/N, Santa Mônica, Camaragibe- CEP- 54750-000

ALDO FERREIRA C. BRANCO

Av. Josadark Alves de França, S/N- Santa Mônica – Camaragibe CEP- 54750-000

CLARA LOPES

Loto Capibaribe S/N, Alberto Maia, Camaragibe- CEP-54750.000

JOÃO PAULO II

Rua Tóquio Marques, S/N- Loto João Paulo II- Alberto Maia- Camaragibe, CEP-54765- 970

NOSSA SENHORA DO CARMO

Loto Na Sa do Carmo, S/N- Alberto Maia Camaragibe-CEP-54771-420

NOVA SANTANA

Rua São Brás,Loto Santana S/N- Alberto Maia, Camaragibe, Camaragibe CEP- 54777- 430

SANTA MARIA

Rua Paracambi,150,Alberto Maia, Camaragibe-CEP-54750-000

SANTO ANTÔNIO

Travessa Nova América,S/N- Alberto Maia, Camaragibe, CEP-54774-020

JARDIM PRIMAVERA

Av. Samuel Mac Dowell S/N- Jardim Primavera, Camaragibe- CEP. 54753-350

MANUEL CHAVES DA COSTA

Loto Na Sra de Nazaré- S/N Inabi, Camaragibe, CEP. 45753-100

PROF. PAULO FREIRE

Estrada das Pedreiras, S/N, Loto São Pedro, Camaragibe-CEP.54750-000

ANTÔNIO LUIZ DE SOUZA

Av. Luiza de Medeiros, S/N, Tabatinga, Camaragibe-CEP-54756-770

CMEI JUDITH MARIA BRASIL

Av. Luiz de Medeiros, S/N, Tabatinga, Camaragibe-PE

19 DE ABRIL

Rua São Pedro, S/N, Pau-Ferro- Camaragibe-CEP-54750-000

ERSINA LAPENDA

Estrada de Aldeia,Km.3-Camaragibe-CEP-54750-00

PADRE MIGUEL

Rua Cirilo Ramos, S/N Borralho Camaragibe-CEP-54789-145

RITA NEIVA DE OLIVEIRA

Estrada de Aldeia, Km.12,Araçá-Camaragibe-CEP-54759-970

SÃO JOSÉ

Rua Sérgio Romero, S/N- Pau -ferro-Camaragibe-CEP.54759-970

O estudante ou seu responsável legal entra em contato com a secretaria da unidade escolar e solicita a documentação escolar para a transferência interna. O pedido é presencial na unidade educacional na secretaria da unidade educacional.
Na Travessa Padre Oseas Cavalcante, 800 – Bairro Novo do Carmelo. O horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30.
Sim. Havendo disponibilidade na agenda de atividades, basta solicitar por meio de ofício para esportes@camaragibe.pe.gov.br.
Sim. A Secretaria de Esportes pode contribuir com passagem, hospedagem, alimentação, entre outros. A solicitação é avaliada pela pasta municipal e, a depender dos recursos financeiros disponíveis para tal atividade, os auxílios são liberados.
Não. Todas as escolas têm direito de participar, pois, os jogos escolares são realizados para os estudantes do município das redes pública e privada.
Desenvolver as ações da Guarda Municipal; efetuar a gestão e coordenação do trânsito; ações de planejamento e de engenharia de tráfego; fiscalização das infrações de trânsito; desenvolver ações educativas de trânsito no âmbito do município; coordenar e garantir a segurança do patrimônio público; fiscalizar e proteger as áreas de preservação ambiental; dirigir e executar administração da distribuição e manutenção da frota; interagir com órgãos de segurança de outros entes federativos para melhorar a segurança pública do município; efetuar o planejamento, gestão, controle e fiscalização do transporte urbano público e privado no município; além de outras atividades pertinentes à pasta.
A Brigada Maria da Penha, pertencente a Guarda Civil Municipal, no âmbito da Secretaria de Segurança Publica, foi criada para compor a Rede de Proteção ás Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar de Camaragibe. Tem por missão específica duas Vertentes:

1 – Desenvolver ações educativas e preventivas junto à sociedade civil organizada visando ampliação de conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha bem como a Rede Municipal de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência doméstica e Familiar.

2 – Monitorar as mulheres com medida protetiva, garantindo sua proteção, e que a mesma seja cumprida pelo agressor.

A Rede de Proteção é composta pela Coordenadoria Municipal da Mulher, Delegacia Polícia Civil, Promotoria de Justiça, Centro Municipal Especializado em Atendimento àMulher, Vara de Violência doméstica e Familiar contra a Mulher, Brigada Maria da Penha.
Mulheres que sofrem algum tipo de violência e procuram a Delegacia de polícia, recebem atendimento especializado e encaminhamento para Vara de Violência Doméstica e Familiar para emissão da medida protetiva. Neste caso, a mulher de posse da medida protetiva é referenciada ao Centro Especializado em Atendimento a Mulher (CEAM) para acolhimento. Assim, a mulher entra no sistema de informação da Coordenadoria da mulher. A partir daí os dados referentes à mulher (nome, endereço, contato telefônico, nome do agressor e código referente ao tipo de violência sofrida) é repassado à Brigada Maria da Penha para monitoramento.
Por meio de patrulhamento e visitas domiciliares; periodicidade de rondas e visitas domiciliares; intercâmbio entre mulheres em situação de violência e Brigada Maria da Penha; e fluxo passo a passo, quando as mulheres em situação de violência podem procurar a Coordenadoria da Mulher (para acolhimento, orientações e encaminhamento) ou Delegacia de Policia Civil (para registro do Boletim de Ocorrência, acolhimento e orientações);
A Brigada de Guarda Ambiental de Camaragibe atua, prioritariamente, de forma preventiva no Policiamento Ambiental, na Proteção do Patrimônio Ecológico, no resgate de animais silvestres e nas questões ambientais do município. Articula-se com a Política Municipal de Meio Ambiente, elaborada e coordenada pela secretaria que Gerencia o Meio Ambiente. Adota providências visando incrementar a Educação Ambiental e a sensibilização de jovens e adultos para as questões ambientais. Interage com órgãos municipais, estaduais e federais, bem como ONG’s que atuem em questões ambientais no âmbito do município, buscando soluções compartilhadas para o setor.

Ao assumirem o plantão, as equipes realizam o checklist das viaturas, conferem todo material necessário para o bom funcionamento das ações e se deslocam para o PBAC. (PONTO BASE A ESPERA DE CHAMADOS).

A partir da Central de Operações da GCM, ou através do telefone institucional da Brigada Ambiental, é gerado uma ocorrência, na qual as equipes de plantão, são acionadas, e de pronto realizam o atendimento. Ao término da ocorrência, é passado um feedback à central.