Formação para estagiários da Rede Municipal de Ensino em Camaragibe teve autismo como tema

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu a formação “Um Olhar Sobre o Autismo” para os estagiários da Rede Municipal, nesta sexta (07). O objetivo do encontro foi de preparar os estagiários para ajudar no desenvolvimento intelectual das crianças que possuem o Transtorno Espectro Autista (TEA) em sala de aula.

Camila Clemente, graduada em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em psicomotricidade pelo Instituto Ícone, Terapeuta ABA e DIR e Reabilitadora Neuropsicológica, ministrou a formação. No primeiro momento a psicóloga falou sobre o contexto histórico do autismo, a inclusão e a necessidade de demonstrar afeto com as crianças. “Se eu chego com uma abordagem diferenciada, com afetividade, a criança aprende mais rápido”, conta ela.

Além disso, outro ponto tocado foi a necessidade da praticidade, objetividade, ludicidade nos exercícios, bem como dicas para realizar atividades estruturadas. Também foi debatido o comportamento problema que compromete a atividade física e o bem estar do indivíduo e dos outros e como lidar quando acontece em sala “Temos que saber como e porque o comportamento ocorre, pode ser que a criança esteja querendo atenção ou querendo algo”, diz.

Os estagiários tiraram dúvidas no decorrer da formação, falando sobre os casos que passaram em sala de aula. A formação aconteceu durante toda o dia, no auditório da Secretaria de Educação.


Publicado em 7 de junho de 2019
Por Secretaria de Comunicação