I Encontro de Artes Cênicas reúne artistas e empreendedores em Camaragibe
Com o tema “Interdisciplinaridade e Empreendedorismo nas Artes Cênicas”, evento acontece entre os dias 17 e 22 de outubro no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, com uma extensa programação de debates, workshops, apresentações e performances
Após um longo período de isolamento, o palco do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, situado na Vila da Fábrica, voltará a receber espetáculos de dança, teatro, circo e performance. Marcada para acontecer entre os dias 17 e 22 de outubro, a programação do I Encontro das Artes Cênicas conta ainda com diversas palestras e debates, atividades formativas que desde o início do ano já fazem parte da rotina deste equipamento cultural da Fundação de Cultura de Camaragibe. O evento conta com o tema “Interdisciplinaridade e Empreendedorismo nas Artes Cênicas” e é gratuito.
As artes cênicas são um imenso leque de possibilidades para o desenvolvimento da economia criativa e humano, que vão além do entretenimento, sendo um campo interdisciplinar que possibilita a transformação de olhares e a construção de novos diálogos. “A proposta do evento é estimular inovações e novas perspectivas para o setor através de alternativas criativas entre artistas, gestores públicos, setores privados e os demais envolvidos nessa cadeia produtiva”, defende o cineasta e economista Olímpio Costa, presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe.
“O primeiro Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe visa promover o debate e a reflexão no setor. Com o tema ‘Interdisciplinaridade e Empreendedorismo’, busca aproximar as relações políticas e econômicas como alternativa de diálogo e transformação do lugar comum. É um convite para a troca de experiências, será uma ponte de outras concepções estéticas. Ele será um suspiro de possibilidades onde trabalhadoras e trabalhadores das artes cênicas possam se expor nas aforas do circuito”, afirma o ator, performer e produtor ngelo Fábio, diretor do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro e organizador do evento.
Espetáculos de teatro, dança, circo, intervenções urbanas, performances e música são alguns dos elementos que estarão presentes na programação, que vai contar ainda com debates e workshops, reunindo nomes de referência nacional e internacional no setor, exibições de audiovisual e feirinha de artesanato. As atividades são gratuitas e vão contemplar todas as faixas etárias, mas para algumas apresentações é preciso verificar previamente a classificação indicativa.
HISTÓRICO
Equipamento cultural ligado às artes cênicas e audiovisuais do município de Camaragibe, o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro tem capacidade para 402 espectadores, banheiros, camarins, salas de ensaio além de uma área verde (espaço de convivência) situada na área externa do cine teatro. Situado no bairro da Vila da Fábrica, o prédio que leva o nome de um antigo morador e agitador cultural ficou abandonado por um longo período, chegando a ser arrombado e roubado em 2016, mas neste ano voltou a ter sessões de cinema, reuniões sobre políticas culturais, debates, entre outras solenidades institucionais e culturais. Em breve abrigará o Núcleo de Pesquisas das Artes Cênicas (NUPAC).
Serviço:
I Encontro de Artes Cênicas de Camaragibe
De 17 a 22 de outubro de 2017
Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Vila da Fábrica – Camaragibe)
Entrada gratuita
Confira a programação completa:
DIA 19 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) das 14hs às 17hs
Pedro Vilela (Recife/PE)
Tema: TREMA Festival: O que se desenvolve? Experiências e produções de pensamentos
Rose Mary Martins (UFPE)
Tema: Empreendedorismo e Produção nas Artes Cênicas
Cleison Ramos (Recife/PE)
Tema: A importância da luz na cena
Apresentação artística: ÓPERA BUFO
DIA 20 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA) das 14hs às 17hs
Geraldo Cosmo – Grupo Teatral Risadinha (Camaragibe/PE)
Tema: Duas décadas de resistência do Grupo Teatral Risadinha.
Rita Marize (Recife/PE)
Tema: Palco Giratório
Fábio André – Galpão das Artes (Limoeiro/PE)
Tema: Militância e resistência cênica no cenário pernambucano.
Apresentação artística: ANA DE FERRO
DIA 21 DE OUTUBRO (SÁBADO) das 14hs às 17hs
Érico José (UFBA)
Tema: Artes do Espetáculo entre vida, pesquisa e empreendedorismo.
Elis Galvão
Tema: Acreditar numa cidade onde o fracasso é a única esperança – a experiência da Liga Produções, Pontos de Cultura e Projetos Culturais em Camaragibe
Paulo Michelotto
Tema: Desconstrução nas Artes Cênicas
Apresentação artística: ZOÉ (coletivo CARNE)
DIA 22 DE OUTUBRO (DOMINGO) das 14hs às 21hs
Apresentações artísticas.
WORKSHOPS
Erico José (Tema: Direção e Atuação)
18/10 – Quarta 8h às 12h / 14h às 17h
19/10 – Quinta 8h às 12h
20/10 – Sexta 8h às 12h
21/10 – Sábado 8h às 12h
Rose Mary Martins (Tema: Empreendedorismo e Produção nas Artes Cênicas)
17/10 – Terça 14h às 17h
18/10 – Quarta 14h ás 17h
20/10 – Sexta 8h às 12h
21/10 – Sábado 8h às 12h
Prefeitura Municipal de Camaragibe. - Av. Belmino Correia, 3038 - Timbi - Camaragibe - PE. CEP: 54768-000 - Fone: 2129-9500
(C) 2021 Desenvolvido por Diretoria de Tecnologia da Informação