IDEB: Educação de Camaragibe é destaque na Região Metropolitana

O município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, alcançou números expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) em 2021, indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino das escolas públicas. A cidade foi destaque devido às turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal São José, localizada no bairro do Vera Cruz, que alcançaram nota 5,40 e ficaram em primeiro lugar na RMR.

Em outro cenário, a cidade alcançou nota 5,10 referentes às turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal. Esse foi o segundo melhor resultado na Região Metropolitana do Recife, abaixo apenas da capital.

“Esse é o tipo de resultado positivo que deve deixar todos os camaragibenses orgulhosos! Afinal, ele demonstra que seguimos evoluindo rumo a uma educação pública com cada vez mais qualidade na rede municipal. Nosso compromisso enquanto gestão é esse. Vamos seguir empenhados em oferecer a melhor educação para os estudantes de nossa cidade. Esses resultados são reflexo de uma equipe competente, que fizeram o esforço para garantia do aprendizado mesmo diante de uma pandemia, por exemplo”, destacou a prefeita Doutora Nadegi.

“É uma grande vitória para a Educação de Camaragibe! Ainda mais se levarmos em conta que os números são referentes a um ano atípico, um ano de pandemia. O resultado reflete o empenho dos gestores e professores da rede municipal que apesar das dificuldades do ano passado continuaram desenvolvendo os conteúdos por meio das atividades remotas e seguindo as orientações dadas por nós da Secretaria. Esperamos que nossos esforços continuem a trazer resultados positivos para os nossos estudantes”, disse Mauro Silva, Secretário Municipal de Educação.

O Ideb reúne os dados de fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações e é um importante condutor para a formulação de políticas públicas na área da educação. O índice varia entre 0 a 10, sendo dez a pontuação mais alta. Os resultados são expostos por escola, rede, estado e município.

Publicado em 21 de setembro de 2022