Muito forró pé-de-serra na primeira semana de São João em Camaragibe

Com a proposta de um São João descentralizado, Camaragibe iniciou bem os festejos juninos no município. Neste primeiro momento receberam o polo de festa os bairros de Santa Terezinha, Bondade de Deus, Vera Cruz e Borralho. Além das quadrilhas Menina de Ouro e Mistura de Cor, se apresentaram JR3, Barão de Melo, Cia da Lapada, Allan Salvador, DJ Marvin e trios de pé-de-serra locais.

De acordo com Andreza Romano, coordenadora da Associação Mulheres em Ação, da comunidade Bondade de Deus, descentralizar a festa junina para os bairros de difícil acesso fez toda a diferença. “Os polos no centro ficavam ruins de nós chegarmos até lá, por exemplo. Aqui na comunidade, o número de mulheres chefes de família é muito grande, então elas trabalham o dia todo e não tem nem coragem de enfrentar longos caminhos para curtir as festas no centro da cidade. Com um polo aqui dentro, as famílias podem até dançar na porta de casa. Além de tudo isso, é maravilhoso podermos curtir com os artistas da nossa terra. Não está vindo ninguém de fora, estamos fortalecendo o nosso. É isso que nós queremos”, contou animada.

A doméstica Rosineide Oliveira, 48 anos, reforça a importância da descentralização dos polos. “É muito melhor quando há uma festa dessa próximo a sua casa. O deslocamento para brincar o São João em outros lugares exige custos com passagem e comida, porque dificilmente alguém leva a sua própria alimentação para esses lugares”, comenta Rosineide, moradora do bairro Santa Terezinha.

Na sexta-feira (22), a Quadrilha Mistura de Cor abrilhantou a festa no bairro de Vera Cruz. Após apresentação de Barão de Melo e DJ Marvin, o grupo tomou conta do espaço e realizou uma linda apresentação, animando ainda mais os forrozeiros que estavam no local. “Achei ótimo descentralizar a festa. O pessoal daqui se deslocava lá para o centro para participar do evento, pegava carro para chegar até lá, era muito longe. Foi um pedido nosso trazer a cultura para dentro do bairro. Espero que essa ideia se consolide”, destacou Edvan Barbosa, delegado e morador do bairro há 40 anos.

No sábado (23), a festa ficou por conta da Companhia da Lapada, JR3, Allan Salvador, que animou os moradores do Borralho. A apresentação da quadrilha junina Estrela Matuta também fez parte da programação que animou a noite. Para o líder comunitário da comunidade, Val do Borralho, a iniciativa da prefeitura é de tirar o chápeu. “A nossa comunidade fica distante do Centro (de Camaragibe) e a maioria das pessoas passam o dia trabalhando no pesado. Quando trazem um polo para o bairro, facilita bastante a nossa diversão porque não precisamos ir para muito longe”, destaca Val.


Publicado em 25 de junho de 2018
Por Secretaria de Comunicação