Município de Camaragibe promove Semana de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, está preparando a Semana de Conscientização do Autismo, que ocorre entre os dias 16 e 20 deste mês. O objetivo é valorizar o respeito, a aceitação e a compreensão da singularidade que afetam a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O secretário de Saúde, Hely Farias, explica que a s/emana vai propiciar aos indivíduos com esse transtorno a possibilidade de se integrarem socialmente, oferecendo oficinas especializadas, auxílio a inclusão e suporte às famílias. “Se não conhecemos sobre o autismo, não é possível entendê-los”, comenta o secretário.

A ação também contará com uma roda de conversa com professores, estagiários que acompanham alunos com TEA, gestores escolar e mães de alunos autistas. O presidente do movimento de conscientização ao autismo, psicólogas da Secretaria de Educação e representante da Secretaria de Saúde também participam do encontro.

Para o prefeito do município, Meira, ações como essa é uma forma de desconstruir alguns preconceitos ainda existentes no cotidiano. “A Semana de Conscientização do Autismo é uma oportunidade importante para mostrar à sociedade que esse público pode ter o seu espaço no mercado de trabalho, nas universidades, nas escolas, nos grupos sociais e em outros lugares que pessoas não autistas já conquistaram”, destaca o prefeito.

Serviços:

16 de abril
Atividade: Palestras para os pais de alunos inclusos
Local: Escola José Collier
Horário: das 8h30 às 10h30;

– O papel da escola e dos pais no processo de inclusão, com Juliane Rodrigues e Suzane Rufino (psicólogas da Seced);

– Educação e Diversidade: a escola como espaço Sócio Cultural, com Lídio Alexandre (psicólogo e especialista em mental);

– Autismo: a psicomotricidade relacional como recurso no atendimento aos autistas, com Camila Clemente (psicóloga e psicomotricista).

17 de abril
Atividade: Peça teatral: Contos populares adaptados no contexto da inclusão
Local: Escola Santa Tereza
Horário: 14h;

18 de abril
Atividade: Exposição “Sob o Olhar do Autista”
Local: Escola Imaculada Conceição
Horário: 10h;

19 de abril
Atividade: Roda de Conversa
Local: Escola Santo Antônio
Horário: 9h;

20 de abril
Atividade: Recreação e acomodações sensoriais
Local: Escola Padre Miguel
Horário: das 9h às 11h30.


Publicado em 17 de abril de 2018
Por Secretaria de Comunicação