Neste fim de ano, Prefeitura de Camaragibe inaugura mais um centro de videomonitoramento

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Mobilidade Urbana, vai inaugurar mais um Núcleo Integrado de Segurança Comunitária (NISC), em Aldeia, no km 05. A iniciativa já existe no bairro da Tabatinga e veio como uma solução para intensificar o monitoramento e segurança da cidade.

A solenidade de inauguração acontecerá às 17h, contando com a presença do prefeito Meira e do secretário da pasta, Daniel Meira. As áreas dos NISCs serão equipadas com uma sala de videomonitoramento, dois guardas municipais em esquema de plantão 24 horas, de domingo a domingo, e viaturas à disposição.

O projeto é resultado de uma parceria entre o órgão municipal e a empresa M2D2 Intelligence, com o programa Camaragibe Segura. O objetivo do mesmo é trabalhar na busca de soluções para os problemas de desordem e insegurança pública no município.

Sobre o Camaragibe Segura

No Camaragibe Segura são realizados monitoramentos das principais vias da cidade, onde foram instaladas 80 câmeras. Além disso, são rastreadas, em tempo real, todas as viaturas da Guarda Municipal, com o Sistema de Monitoramento e Alerta, que é operado pelo Centro de Comando da GM. Foram ainda instalados botões de alerta, para automatizar e encurtar o canal de comunicação entre os lojistas e a Guarda Municipal de Camaragibe. A iniciativa é pioneira no Brasil e é parte integrante do projeto Camaragibe da Paz.

Como funcionam os botões de alerta – Em caso de ocorrência, a exemplo de uma tentativa de crime violento contra patrimônio, o lojista aciona o dispositivo e o Centro de Comando da Guarda Municipal recebe, no mesmo instante, a informação de que existe uma situação para atendimento. O sistema aponta as viaturas mais próximas, traça rotas através de georreferenciamento, considerando as de maior e menor trânsito, para garantir a rapidez no atendimento.


Publicado em 26 de dezembro de 2017
Por Secretaria de Comunicação