Oficinas, cineclube e contação de histórias movimentam a Semana de Férias da Biblioteca Penarol de Camaragibe

De 24 a 26 de janeiro o público infantojuvenil e adulto vai desfrutar de uma programação especial recheada de atividades gratuitas encerrando o calendário das férias

A Biblioteca Pública Penarol, equipamento cultural da Fundação de Cultura e Prefeitura Municipal de Camaragibe, preparou uma programação especial voltada para crianças, adolescentes e adultos neste final das férias. De 24 a 26 de janeiro, quem visitar o espaço vai poder ter acesso a atividades formativas gratuitas, voltadas para as mais diversas faixas etárias, que vão ocorrer nos períodos da manhã e da tarde, sem necessidade de inscrição prévia.

Na quarta-feira (24), a abertura fica por conta da oficina “Além da Arte, Candinho Um Mestre”, das 8h às 12h, com Jimmy Marcone. A programação do turno da tarde traz a sessão de inauguração do Cineclube Penarol, sob a coordenação de Diego Rodrigues, apresentando o filme “Uma Viagem Extraordinária” de Jean-Pierre Jeunet. Na quinta-feira (25), às 9h, é a vez da Contação de Histórias com Amanda César, voltada ao público infantojuvenil. Logo após acontece a oficina de brinquedos com material reciclável, ministrada por Valéria Leitão, das 14h às 16h. Na sexta-feira (26) o encerramento acontece com a oficina de Contação de Histórias com Mônica Xavier, das 8h às 17h, uma atividade de formação destinada aos adultos, especialmente professores e educadoras/es em geral.

“Com atividades o ano todo, sobretudo nas épocas de férias, a Penarol Biblioteca possibilita o despertar de uma sensibilidade, não somente na área de literatura, mas também em outros segmentos”, pontua Olímpio Costa, presidente da FCC. A partir desta perspectiva, todas as atividades da Semana de Férias fazem parte do programa INICIARTE – Arte e Cultura na Infância, que visa estimular o apreço das novas gerações pelas atividades e fruição artísticas.

Os trabalhos voltados à ludicidade têm por objetivo auxiliar na construção da cidadania. “Por entendermos que a biblioteca deve fazer parte não só do cotidiano escolar e acadêmico, mas também dos momentos de lazer dos seus usuários, pensamos em atividades que unam conhecimento e diversão, visando uma maior aproximação do espaço com a comunidade e transformando as férias em momentos tão alegres quanto produtivos”, afirma a bibliotecária Ialy Cintra, gestora do equipamento e organizadora da Semana.

Com um riquíssimo acervo de grandes obras bibliográficas disponíveis para a população camaragibense, com cerca de seis mil livros, a Biblioteca Pública Municipal Penarol está localizada no bairro da Vila da Fábrica. Possui acessibilidade para pessoas com deficiência, através de banheiros adaptados, rampa de acesso, livros em Braille e audiolivros, com capacidade para receber até 150 pessoas. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h.

Programação – Semana de Férias

Biblioteca Penarol de Camaragibe