Prefeitura de Camaragibe aumenta em 50% os cachês do Auxílio Emergencial do Carnaval

Diante da impossibilidade de realização Carnaval em 2022 em decorrência da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Camaragibe assegurou por mais um ano um Auxílio Emergencial de Carnaval. O diferencial está no acréscimo de 50% do cachê pago em 2020 para os artistas que optarem por participar, com no máximo 12 componentes, de lives organizadas pela Fundação de Cultura de Camaragibe. Os valores podem chegar ao máximo de R$: 6.750,00.

As apresentações dessas lives serão realizadas no Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro e no Camará Shopping, com agenda acordada entres os participantes e prefeitura. Os eventos serão realizados obedecendo todas as recomendações sanitárias obrigatórias (máscaras, comprovação de vacinação dos componentes).

O anúncio do auxílio emergencial foi feito no teatro, nesta sexta-feira (18), pela prefeita Doutora Nadegi, secretários, vereadores e representantes das agremiações Bloco Amante das Flores, Bloco Camarás Brincantes, Boi Camarás, Maracatu Leão Dourado, Orquestra 100% Camará, Bloco Movido Álcool, A Barca Furada, O Boi Rubro Negro, Foiará e Ceasinha da família em folia.

O benefício foi instituído pela Lei número 887/2022, enviada pelo Executivo e aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. O auxílio é voltado aos profissionais de produção, cantores, agremiações, orquestras e demais grupos artísticos que atuaram no carnaval de Camaragibe em 2020.

“Quem me conhece sabe que tenho uma alma carnavalesca; criei meus filhos nos blocos da cidade. O Carnaval de Camaragibe é maravilhoso! É muito triste ter vivido os últimos anos. A gente sabe das dificuldades, mas tenham a segurança de que vamos ter um Carnaval melhor. Agradeço muito também à Câmara, que votou essa pauta tão necessária. Agora é lei: tanto a Federação das Agremiações Carnavalescas quanto a Federação das Quadrilhas vão ter a sua subvenção garantida todos os anos, independente do prefeito que entre. É isso que precisamos deixar claro na nossa cidade, a garantia para todos esses trabalhadores. Que possamos ter um Carnaval acima de tudo com saúde”, pontuou a Doutora Nadegi.

INSCRIÇÃO – Os beneficiados que receberam cachês no Carnaval de 2020 devem comparecer, neste sábado (19), das 9h às 16h, ao Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro para realizar a inscrição no auxílio de 2022. É necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, além de compravação de extrato bancário e/ou cartão de banco, com indicação de conta. Na próxima semana, a Fundação de Cultura irá disponibilizar um edital para apresentações. O certame será viabilizado no site oficial e nas mídias sociais da prefeitura.

“Sou filha de Camaragibe. Durante os anos que moro aqui na cidade, eu nunca encontrei a cultura tão forte como este ano. Tenho orgulho dos rumos que a nossa cidade está tomando”, enalteceu dona Palmira Correia, presidente do Bloco Lírico Amante das Flores, grande baluarte do Carnaval camaragibense.

A presidente da Fundação de Cultura, Prazeres Barros, destacou a importância da ajuda aos carnavalescos locais. “Hoje, estamos com um misto de tristeza por não ter Carnaval este ano. Mas a alegria e reconhecimento por estar aqui com a nossa prefeita e com a sensibilidade que ela tem com a nossa cultura. Este ano não teremos um Carnaval normal. Mas não vamos deixar os nossos brincantes sem apoio; não vamos deixar morrer as nossas agremiações”.


Publicado em 18 de fevereiro de 2022
Por Secretaria de Comunicação