Prefeitura de Camaragibe promove ações na comunidade Bondade de Deus

Moradores locais recebem atendimentos básicos de saúde, emissão de documentos e serviços públicos

Nesta quinta-feira (22), a comunidade Bondade de Deus, no bairro do Santana, em Camaragibe, começou a receber ações sociais promovidas pela prefeitura municipal, por meio do projeto Prefeitura em Movimento. As atividades seguem até este domingo (25), que variam em cuidados médicos, serviços públicos e sociais, além do entretenimento para os moradores.

O primeiro dia contou com a atuação da Secretaria de Saúde do município, que realizou atendimentos à saúde da mulher, transcrição de receitas médicas aos pacientes que fazem uso de medicamentos controlados e atendimento clínico para adultos e crianças. A estrutura montada também contou aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, emissão de cartão SUS, atividades educativas, além de orientação jurídica e ouvidoria. Nesta sexta-feira (23), no mesmo local, a secretaria repete as atividades, das 8h às 17h.

O objetivo principal da iniciativa é integrar as ações com todas as secretarias do governo, além de gerar interação entre o poder público e a população local. “Esta será uma primeira aproximação para colhermos elementos que possam fundamentar outras medidas mais sistemáticas e efetivas”, comenta o secretário de saúde, Dr. Hely Farias.

De acordo com a moradora da localidade e coordenadora geral da Associação Mulheres em Ação (AMA), Andreza Romeno, a atual gestão possibilitou um diálogo entre o poder público e os moradores. “As ações de antes eram voltadas apenas para os cuidados médicos, mas a gestão do atual prefeito enxergou que a comunidade também possui outras necessidades de caráter social, como regulação do (programa) Bolsa Família e emissão do comprovante de residência, além de outros serviços públicos”, destaca Andreza.

“A nossa gestão observou que a comunidade Bondade de Deus está muito abandonada. Decidimos fazer uma ação que não oferecesse serviços de saúde apenas, mas também em outro setores, como a iluminação pública. O nosso objetivo é detectar os problemas do local para estudar as soluções necessárias”, comenta o prefeito Meira, que marcou presença na comunidade.

Já no domingo (25), a comunidade vai receber o projeto social Domingo na Vila, com programação feita para os moradores do local. Será um dia voltado para entretenimento e diversão. Haverá ainda atrações musicais culturais. “Também nos preocupamos com o lazer dos moradores, visto que o entretenimento tem papel fundamental para a população. Por isso, trazer o Domingo na Vila para cá (comunidade) vai possibilitar um momento de muita diversão”, destaca Meira.

Publicado em 26 de fevereiro de 2018