Prefeitura de Camaragibe promove Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019

As atividades voltadas para a educação, saúde e bem-estar da pessoa com deficiência acontecerão até o dia 28, em diversos pontos da cidade

Com o objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão, a Prefeitura de Camaragibe promove, até o dia 28 deste mês, a “Semana Municipal da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. A atividade acontece por meio de ação integrada com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Escola Estadual Mac Dowell.

Na manhã desta sexta (23), “Educação – Direito da pessoa com deficiência” foi tema de palestra realizada no auditório do Conselho Municipal de Saúde, pela coordenadora de Educação Especial de Camaragibe Mércia Melo.

A psicopedagoga explicou a importância de um trabalho baseado nas necessidades da pessoa com deficiência. Para ela, a sensibilidade do educador pode fazer toda diferença. “Precisamos trabalhar com sensibilidade, sentindo as necessidades da pessoa com deficiência. Na educação inclusiva, o educador tem que observar o potencial e não as limitações, aí sim ele estará cumprindo o seu papel”, concluiu Mércia.

O momento também contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Anderson Neves e da diretora Municipal de Atenção Básica, Ana Perez.

Evento – A ação é nacional e acontece todos os anos, sempre no período de agosto. Este ano, tendo como base o tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, a Semana vem para reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como ocorre na gestão das Apaes.

As atividades voltadas para a educação, saúde e bem-estar da pessoa com deficiência acontecerão em diversos pontos da cidade.

Confira a programação:

23/08/2019
Palestra: Educação – Direito da pessoa com deficiência
Palestrante – Mércia Maria Melo dos Santos – Coord. de Educação Especial de Camaragibe
Local: Auditório do Conselho Municipal de Saúde

23/08/2019
Palestra: A Pessoa com deficiência e o trabalho da escola
Horário: 13:30 horas
Local: Auditório Carlos Alberto de Meneses – Secretaria de Educação de Camaragibe

26/08/2019
Palestra: Educação – Direito da pessoa com deficiência
Local: Escola Municipal Santo Antônio