Prefeitura de Camaragibe reformula Nasf para ampliar serviço da Saúde

A saúde em Camaragibe vem passando por uma reorganização geral a fim de melhor atender às necessidades da população que há tempos vinha pedindo socorro. Dentro desse movimento, as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) passaram por uma readequação importante e iniciaram, nesta quinta-feira (1º), um novo trabalho no município.

Para tal readequação da equipe foi feito um diagnóstico dos territórios, a fim de atender a população com eficiência. “O Nasf é constituído de acordo com as necessidades de cada território e, atendendo a orientação judicial, voltamos a nossa estrutura inicial, como vinha sendo trabalhado anteriormente e como deve ser feito. Estamos aqui para atender a população dando todo apoio e amor que ela merece”, falou a diretora de Atenção Básica, Ana Pérez.

Neste primeiro momento, houve uma reunião de trabalho para apresentação dos profissionais e envolvimento dos mesmos no trabalho em conjunto. O encontro também contou com a presença do secretário de Saúde, Arnon Nascimento, que fez questão de se fazer presente para dar as boas vindas aos novos profissionais. “Conseguimos concluir mais uma etapa. Estamos recebendo todos vocês de braços abertos; e vamos juntos reerguer esse município”, comentou o secretário.

As equipes Nasf são compostas de Psiquiatras, Médicos Veterinários, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Fonoaudiólogos, totalizando 35 profissionais ao todo. Dentre as atividades desenvolvidas estão os atendimentos nas Unidades de Saúde, visitas domiciliares e educação em saúde. “Inicialmente eles vão fazer o primeiro contato com as equipes da saúde, para reorganizar as agendas e, a partir de segunda-feira (05), os profissionais já estarão em campo com todo gás”, reforçou Pérez.

Consultório na Rua – Além do Nasf, as equipes do Consultório na Rua também estão sendo recompostas para dar continuidade aos atendimentos às pessoas em situação de rua. Este é um time de profissionais multidisciplinares, que fazem a abordagem dessas pessoas e leva a oportunidade de saúde até elas.

Ao todo são cinco profissionais que trabalharão em conjunto com as equipes do Nasf em atendimentos, em articulação com a Assistência Social, além de outros segmentos específicos. “Esse é o primeiro contato. É a abordagem e orientação, para seguir para o atendimento. É o momento no qual levamos oportunidade de saúde física, mental, emocional a quem mais precisa, com o objetivo de trazer essas pessoas para perto”, explicou Ana.

Tanto o Nasf, como o Consultorio na Rua, fazem parte da Atenção Básica do município.


Publicado em 1 de agosto de 2019
Por Secretaria de Comunicação