Prefeitura de Camaragibe reinaugura maternidade municipal

Centro hospitalar estava abandonado, com equipamentos quebrados e atendimento irregular

Há mais de um ano fechada, a Maternidade Amiga da Família foi enfim reaberta. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (07), às 18h, e contou com a presença do prefeito Meira, do secretário de saúde, Hely Farias, do deputado estadual, Aluísio Lessa, da superintendente da Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Francisca Carvalho, da coordenadora da saúde da mulher do Estado, Letícia Katz, dos vereadores e demais secretários municipais.

Logo no início do ano, durante fiscalização na maternidade foi observado que o centro hospitalar estava sem nenhuma condição de atender à população. O prédio contava com rachaduras no bloco cirúrgico e equipamentos como incubadoras, sonar e mesa cirúrgica, quebrados. Por falta de pagamento da gestão anterior aos médicos e à Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest), os profissionais acabaram deixando de exercer o serviço completo. Diante da problemática encontrada, o trabalho das equipes no primeiro ano da saúde foi focado em reparar toda estrutura e instrumentos da maternidade, assim como contratar novos médicos, obstetras, neonatologistas, enfermeiros, técnicos e anestesistas.

“É com muita alegria que comunicamos a reabertura da nossa maternidade com toda estrutura recuperada e todos os equipamentos em condições de funcionamento. Desde o dia 16 de outubro que a maternidade voltou a funcionar em teste. Estávamos testando toda a estrutura elétrica, gerador, ar condicionado, incubadoras, entre outros. Hoje, com a reinauguração, todas as camaragibenses voltam a ter seus filhos nascidos aqui mesmo na nossa cidade”, disse o secretário de saúde, Hely Farias.

Ao todo temos 26 leitos de alojamento conjunto, bloco cirúrgico, berçário, centro de material de esterilização, triagem, teste do pezinho e do olhinho e encaminhamento para o da orelhinha. Aqui também serão realizados os pré-natais de alto risco quatro vezes por semana.

“Não é fácil governar uma cidade como Camaragibe, cheia de problemas. Essa obra da maternidade é só o início. Temos uma tropa de elite e todos nós em conjunto trabalhamos para entregar a maternidade a população. É um esforço conjunto de uma equipe que quer ver Camaragibe crescer e prosperar”, ressaltou o prefeito Meira.

Publicado em 8 de novembro de 2017