Programa de Educação Fiscal em Camaragibe encerra atividades

Entrega certificados aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e teve como vencedora a Escola Nossa Senhora do Carmo

Nesta quarta-feira (08), a Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio das Secretarias de Finanças e Educação, finalizou o ciclo de atividades do Programa de Educação Fiscal nas escolas municipais. Este ano, o tema trabalhado foi “A cidadania começa na infância”.

De autoria da servidora Patrícia Medeiros, Fiscal de Tributos do município e educadora de formação, o projeto, que tem como público alvo os alunos do quinto ano, debateu a importância dos tributos e a necessidade do controle social e do zelo pelo patrimônio público. “Costumo dizer que educação combina com tudo. Esse momento que tivemos foi muito especial. Agradeço a todas as secretarias que se envolveram nesta ação com tanto empenho. É esse o futuro que devemos trazer para esse país”, disse Patrícia.

O Grupo de Canto da Escola Rita Neiva foi o responsável por abrir a solenidade de entrega de certificados. Logo após, a mesa foi composta pelos secretários de educação, finanças e comunicação, Denivaldo Freire, Joana Campello e Amanda Batista, além da presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Paula Siqueira, e da representante da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz), Teresinha Alves.

“Houve um destaque muito grande no município de Camaragibe com o empenho da equipe de finanças indo às escolas, por exemplo. O que mais relevo aqui é o comprometimento da gestão este ano. Já houve em outros tempos o mesmo programa, mas desta vez o empenho foi muito grande e satisfatório. Gosto de dizer que esse projeto tem uma amplitude muito grande, pois articula todas as áreas do conhecimento”, destacou Ana Paula.

Camaragibe foi considerado o município a ser seguido de exemplo por todos os outros de Pernambuco pela representante da Secretaria da Fazenda do Estado, Teresinha Alves. “Nós, representantes do Estado, estamos muito felizes. Temos muito a caminhar e queremos que os outros municípios sigam o exemplo de sucesso de vocês”, disse em discurso.

A secretária de finanças, Joana Campello, também parabenizou o esforço da equipe das escolas. “Foi muito importante e enriquecedor o trabalho desenvolvido. O empenho das professoras e diretoras está sendo essencial para tornar as crianças cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”, disse. O secretário de educação, Denivaldo Freire, também seguiu a linha de agradecimentos. “Vamos usar o verbo ser. Educação é tudo! Quero deixar aqui meu agradecimento especial e parabéns ao compromisso e a seriedade das nossas gestoras com os alunos”, disse.

“Muita coisa bonita tem sido feita com o empenho das nossas educadoras que estão em busca de construir uma nova educação pública. Ver os pequenos crescendo com uma educação digna é o que nos move como gestão”, finalizou a secretária de comunicação, Amanda Batista.

O programa passou por seis passos: elaboração, lançamento, oficina com as professoras, palestras para os alunos, confecção de panfletos e a entrega do resultado e certificados. A Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, que mais arrecadou tributos durante aprendizagem, foi a vencedora do projeto e levou para casa a premiação. O esperado pela organização era arrecadar R$3.290.000,00 e, ao final, foi arrecadado uma quantia maior: R$3.880.000,00.

Publicado em 8 de novembro de 2017