Programa de Saúde na Escola (PSE) promove união de secretarias e planeja ações conjuntas para o ano letivo 2020

Nesta quinta-feira (13), as Secretarias Municipais de Saúde e Educação se reuniram no Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe, para discutir as ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) que serão realizadas durante o ano letivo com os estudantes da Rede Municipal de Ensino. O grande objetivo do programa é integrar e articular a educação e a saúde, a fim de proporcionar melhoria da qualidade de vida da população como um todo.

“Temos esse momento como um momento mágico; momento de estarmos cuidando com atenção das nossas crianças e adolescentes. Duas secretarias que estão juntas com uma finalidade: fazer o bem, cuidar das pessoas e dar o melhor por elas! É saúde e educação, tudo em primeiro lugar”, disse a prefeita Doutora Nadegi.

Estiveram presentes, além da prefeita Doutora Nadegi, da diretora de Atenção Primária, Ana Perez e da secretária adjunta de Educação, Maria Luiza Alessio, representantes das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Academia de Saúde e diretores ou professores/representantes de cada escola municipal.

A diretora de Atenção Primária, Ana Perez, reforçou a importância do trabalho conjunto das secretarias como forma de levar qualidade de vida, tanto para as crianças do município, quanto para toda a população. “Nós reconhecemos a importância de trabalharmos de forma intersetorial para evitar que as coisas deem errado. Essa aproximação da Saúde e da Educação é essencial para avançarmos nesse projeto de trabalhar junto com as crianças e conseguir levar qualidade de vida para elas e suas famílias”, reforçou na abertura do encontro.

A secretária ajdunta de Educação, Maria Luiza Alessio, também defendeu como fundamental a articulação das duas pastas. “Sem isso nós não fazemos o nosso dever que é cuidar dos nossos estudantes e esse cuidado vai depender muito de todas essas articulações. Entendemos que é preciso toda uma aldeia para desenvolver as nossas crianças”, disse.

Publicado em 13 de fevereiro de 2020